Volkswagen e Navistar finalmente chegaram a um acordo para venda da marca norte-americana à companhia alemã. A transação deve ser concluída em 2021. E, conforme o Estradão havia noticiado, o negócio envolve investimentos de US$ 3,7 bilhões, algo em torno de R$ 20 bilhões.
Com isso, a Traton, dona das marcas Volkswagen, MAN e Scania, pagou US$ 44,50 por ação da fabricante norte-americana. Isso dá cerca de R$ 243 por ação.
Negociações com dona da Volkswagen começaram em janeiro
As duas empresas começaram a negociar a possível venda em janeiro de 2020. Quando a Traton fez a primeira oferta, propôs pagar R$ 35 em dinheiro por ação. A Navistar recusou.
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Em setembro, a Volkswagen fez uma nova investida. E aumentou a oferta para US$ 43 por ação. Mas esse valor também não agradou os executivos da Navistar.
No entanto, representantes do Grupo Traton estavam dispostos a avançar com o negócio. E em outubro ofereceram US$ 44,50 por ação - em dinheiro. Enfim, dessa vez o negócio foi apoiado pelos dois maiores acionistas da Navistar.
São eles o empresário norte-americano Carl Icahn e o fundo de hedge MHR Management, fundado por Mark Rachesky. O negócio também foi aprovado pelo conselho e os demais acionistas da companhia.
Com Navistar, Traton busca crescer na América do Norte
Representantes da Navistar e da Traton informaram que as duas empresas se beneficiaram de uma aliança estratégica iniciada em 2017. E que a transação será construída com base nesse sucesso. A informação foi veiculada por meio de comunicado à imprensa.
Com a Navistar no portfólio, a Traton busca expandir seus negócios na América do Norte. Afinal, terá mais condições de concorrer com as marcas da Daimler AG e da Volvo AB. Os grupos alemão e sueco são líderes de vendas naquele mercado.
Até agora, as marcas do Grupo Traton não são vendidas diretamente nos Estados Unidos. O mercado norte-americano é considerado como a maior fonte de lucros do setor de caminhos no mundo.
Os dados são agência ade informações econômicas Bloomberg. As principais fontes de lucros tanto da da Volkswagen quanto da MAN são calcados nas vendas na Europa e na América Latina.