A Volvo iniciou neste mês testes de operações com caminhões elétricos pesados na Europa. Dois modelos FM serão utilizados pela Swerock, um dos maiores fornecedores de materiais e serviços para a construção civil da Escandinávia. Um dos veículos será equipado com betoneira para entrega de concretos. O outro, com guindaste para operação em obras de infraestrutura de grande porte.
Segundo a Volvo, os veículos elétricos rodarão em operações regulares da Swrock, avaliando o desempenho do trem de força elétrico e também a eficiência do sistema de recarga das baterias.
Vice-presidente de eletromobilidade da Volvo Trucks, Jonas Odermalm explica que o uso de caminhões elétricos pesados nesse tipo de operação é indispensável. Isso porque o veículo precisa de mais potência e robustez do que em muitos outros segmentos. “Nossas soluções elétricas precisam atender as demandas de alta produtividade e disponibilidade de nossos clientes. Testes reais de campo são parte importante do processo de desenvolvimento”, afirma.
Publicidade
Os testes com os caminhões elétricos pesados ocorrem pouco tempo depois do início da produção de série os caminhões elétricos semipesados. Neste caso, a utilização será para transporte urbano e coleta de resíduos. O FL elétrico tem Peso Bruto Total (PBT) de 16 toneladas e o FE, de 27 toneladas. A autonomia é de 300 quilômetros, segundo informações da fabricante sueca.
Leia também: Volvo apresenta caminhões elétricos FL e FE para construção civil e uso urbano
Teste da Volvo também avaliará infraestrutura da eletromobilidade
Os testes avaliarão na prática como os caminhões elétricos podem aumentar a eficiência do transporte e reduzir os impactos climáticos. Além de analisar o desempenho dos veículos em si, os testes também vão monitorar o ecossistema da eletromobilidade como um todo. O objetivo é identificar oportunidades de recarga alinhadas com as demandas de produtividade.