A MWM assinou acordo para montar os motores dos novos caminhões extrapesados da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Os modelos são o Meteor e Constellation 33.460 6×4. Os veículos são equipados com motor MAN D26 de 13 litros, com potências de 420 e 520 cv. A fábrica localizada em São Paulo terá uma linha adicional dedicada somente a esse propulsor.
Para preparar a montagem, a MWM aplicou os mesmos processos das demais que funcionam com conceitos de indústria 4.0. A empresa informa que a tecnologia empregada melhora os controles de produção.
José Eduardo Luzzi, presidente da MWM, diz que esse projeto fortalecerá a parceria de 39 anos entre as empresas. “Isso é fruto de um trabalho desenvolvido entre equipe que nos motiva a buscar a excelência operacional.”
Publicidade
A MWM é uma das fornecedoras do consórcio modular da VWCO. Trata-se de um processo produtivo da VWCO que divide com seus fornecedores a responsabilidade pela montagem de caminhões e chassis de ônibus. Em julho, a VWCO comemorou 25 anos da criação do sistema. O consórcio modular é composto por empresas que fornecem e montam motor, sistemas de freio, suspensão e eixos.
Motor montado pela MWM é mais econômico
O motor MAN D26 é uma herança que os novos pesados da VWCO adquiriram do MAN TGX. Segundo informações da marca, graças às atualizações houve redução de consumo em torno de 10% em relação ao importado da Alemanha. A transmissão é a ZF Traxon automatizada de 12 ou 16 marchas.
Os preços sugeridos do extrapesado da VWCO partem de R$ 540 mil a R$ 590 mil, conforme a versão. As entregas começam em dezembro. Segundo informações da fabricante, 210 unidades já foram vendidas. A Transpipeline adquiriu 110 Meteor da versão 29.520 6×4. Os modelos farão o transporte de gás natural veicular (GNV) entre Manaus e Boa Vista. O Grupo Vamos, unidade de locação e vendas de pesados da Simpar, encomendou 100 Meteor 28.460 6×2. O lote faz parte da maior venda de caminhões feita pela empresa e um único cliente e que totaliza 1.350 veículos. (Leia aqui).