A Nikola Motor fechou a venda de 2,5 mil caminhões elétricos para a Republic Services Inc. A empresa é uma das maiores fornecedoras de serviços de coleta, descarte, reciclagem e de energia de resíduos sólidos dos Estados Unidos. De acordo com as duas empresas, os veículos serão desenvolvidos de forma conjunta.
Com o anúncio do negócio, o CEO da Nikola, Trevor Milton, informou, por meio de comunicado, que a empresa tem 14 mil encomendas de caminhões elétricos. A estimativa das duas empresas é que os novos caminhões de lixo sejam entregues a partir de 2023.
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"O mercado de coleta de resíduos é um dos mais estáveis do setor. E oferece valorização a longo prazo aos acionistas”, disse o CEO da Nikola, em comunicado. O negócio entre a fabricante e a Republic Inc pode ser expandido para 5 mil caminhões. A possível ampliação será avaliada a partir do ano que vem.
Os caminhões que Nikola fará para a Republic Services terão autonomia para rodar cerca de 240 km. A expectativa é que os motores elétricos gerem o equivalente a 1.000 cv de potência.
Nikola terá opção a célula a combustível
No mundo inteiro, as regras que tratam do limite de emissões de poluentes são cada vez mais severas. Isso vem impulsionam o desenvolvimento de veículos com propulsão alternativa aos motores a combustão interna. A aposta das fabricantes vem sendo a eletrificação.
E é por essa razão que a Republic Services está investido na eletrificação de sua frota. O objetivo da empresa é garantir também uma operação mais silenciosa no uso urbano. Isso porque os veículos elétricos emitem menos ruídos. Além disso, o custo de manutenção é menor que o de modelos equivalentes com motores convencionais.
Os principais fabricantes de veículos têm modelos eletrificados. As opções começam com sistemas híbridos convencionais (motor a combustão e elétrico trabalhando em conjunto). Há ainda os híbridos plug in, cujas baterias são recarregadas na tomada. Os elétricos puros e os a célula a combustível, com motor movido pela eletricidade gerada por reação química.
Nikola tem parceria com Iveco e FPT
Poucas montadoras oferecem tecnologia de célula a combustível para caminhões. É o caso da sul-coreana Hyundai Motor, da japonesa Toyota e da norte-americana Nikola.
Em 2019, a Nikola, a Iveco e a FPT Industrial, marcas da CNH Industrial, se juntaram. O objetivo é acelerar o processo de neutralidade de emissões no transporte de cargas na América do Norte e Europa. A tecnologia adotada é a célula a combustível.
Picapes elétricas vêm aí
A Nikola também pretende lançar uma picape. Batizada de Badger, o modelo deve estrear até 2022 para ser rival da Tesla Cybertruck. que também não foi lançada ainda. A picape da Nikola deverá ser oferecida em duas versões: elétrica pura e a célula a combustível.
Outra concorrente que promete um modelo no segmento é a Rivian. Batizada de R1T, a picape da marca norte-americana foi apresentada em 2019, durante o Salão de Nova York. Marcas tradicionais, como Chevrolet, Ford e RAM também preparam modelos movidos a eletricidade.
Até a GMC terá representante no segmento. Trata-se da Hummer, que passará a ser uma linha de produtos. O modelo, que terá motor com potência de cerca de 1.000 cv, deve ser apresentado no último bimestre deste ano. As vendas nos EUA começam em meados do ano que vem.