Mobilidade

ZF inicia produção do CeTrax, sistema de tração central elétrico para ônibus

Produção em série do ZF CeTrax terá início a partir do segundo semestre e a fabricante de ônibus Solaris será a primeira cliente

Redação

09 de jun, 2020 · 4 minutos de leitura.

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ZF inicia produção em série do CeTrax, sistema de tração central elétrico para ônibus
Crédito:ZF/Divulgação
ZF inicia produção em série do CeTrax, sistema de tração central elétrico para ônibus

ZF dará início à produção em série do CeTrax. Trata-se de um sistema de tração central elétrica para ônibus que visa a redução das emissões de poluentes de veículos com motora combustão. De acordo com informações da empresa, o dispositivo será feito a partir do segundo semestre na fábrica de Friedrichshafen, Alemanha.

A CeTrax substitui a transmissão convencional e o motor a combustão. De acordo com informações da empresa, o sitema pode ser utilizado em conjunto com um eixo elétrico AVE 130, específico para ônibus.

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O novo dispositivo foi projetado para ônibus com piso elevado, mas pode ser utilizado também em modelos de piso baixo. A potência máxima é de 300 kW (equivalentes a 408 cv) e torque máximo chega a 448 mkgf. As informações foram divulgadas pela fabricante.

Ainda de acordo com a ZF, o CeTrax tem capacidade para subir rampas de até 25%. Com isso, pode atender operações em praticamente qualquer tipo de topografia urbana.

ZF CeTrax é flexível e potente

O ZF CeTrax foi apresentado como um protótipo em 2017. O sistema une motor elétrico e transmissão de dentes retos de uma velocidade com dois estágios com diferencial em um módulo compacto.


O CeTrax pode, segundo a ZF, ser facilmente instalado em veículos com transmissão convencional. E pode ser incluído tanto no projeto de novos veículos como adaptado a plataformas existentes.

O dispositivo pode ainda ser instalado em modelos com tecnologia híbrida, movidos a combustível ou 100% elétricos. De acordo com a ZF, a novidade pode ser instalada no chassis, nos eixou ou mesmo no diferencial do ônibus.

A polonesa Solaris é uma das primeiras fabricantes a adotar o CeTrax. O sistema será utilizado no Urbino 15 LE, seu novo ônibus elétrico. Ainda há informações sobre quando a tecnologia chegará ao Brasil.


"O início da produção em série do CeTrax para ônibus ilustra o pioneirismo da ZF na eletrificação", diz o responsável pelos sistemas de eixos e transmissão para ônibus na ZF, Andreas Grossl. Segundo o executivo, o sistema "é um elemento na construção do caminho para um transporte público livre de emissões."

Atualizado no dia 12/6/2020 às 17h37

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