Scania R500 vence teste de economia de combustível

Avaliação independente na Alemanha compara consumo em condições reais de operação

Scania R500 vence teste alemão de consumo de combustível
Scania R500 Crédito: Scania Trucks

O pesado Scania R500 em sua nova geração conquistou o chamado Green Truck Award, prêmio alemão de consumo de combustível concedido após testes organizados pelas revistas especializadas VerkehrsRundascheu e Trucker.

Em uma das etapas das avaliações, os caminhões, totalizando 40 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC), enfrentam teste de 350 km a uma velocidade média de 80 km/h entre Munique e Nurembergue. O Scania R500 com seu motor de 13 litros Euro 6 levou a melhor, consumindo 24,92 litros de diesel a cada 100 quilômetros rodados.

De acordo com a fabricante, a diferença entre o resultado do R500 e do concorrente mais próximo foi de 0,4 litro a cada 100 km. Pelas contas da empresa, ao ponderar a quilometragem habitual por ano de 150.000 km de um caminhão rodoviário de longas distâncias, o transportador deixaria de gastar com 600 litros de diesel anualmente.

“O Green Truck Award é um teste comparativo único, pois coloca foco total no que mais importa para os clientes, do ponto de vista de custo e sustentabilidade”, avalia Wolfgang Buschan, diretor de produtos da Scania Trucks. “O baixo consumo de combustível não só reduz gastos, como também diz respeito à eficiência energética com menos emissão de CO2.”


Notícias relacionadas