Iveco Stralis NP, o caminhão de baixo carbono do ano

Modelo é eleito como opção sustentável por frotistas e operadores logísticos

Iveco Stralis NP Crédito: Iveco

Lançado na Europa em outubro de 2017, o Iveco Stralis NP acaba de ser reconhecido como Caminhão de Baixo Carbono do Ano pelo Commercial Fleet Awards, tradicional prêmio inglês concedido por jurado composto de operadores logísticos, empresas transportadoras, representantes de agências ambientais e de associações da indústria de veículos.

O título reconhece o compromisso da fabricante italiana no uso da tecnologia para oferecer produtos mais sustentáveis, no caso uma linha de caminhões com motores movidos a gás natural. Disputavam a mesma categoria os DAF CF e XF, além do Mercedes-Benz Actros.

Pela avaliação dos organizadores e jurados do evento, ocorrido em Birmingham, na Inglaterra, conforme painel que anunciou a vitória, “a Iveco está disposta a tentar algo diferente e conseguiu produzir um veículo capaz de reduzir significativamente as emissões de CO2 e NOx. O uso de gás natural é um avanço para o transporte rodoviário de longa distância e dá passos firmes para a produção de combustíveis alternativos viáveis operacionalmente dentro da indústria”.

A serie Stralis NP é oferecida ao mercado europeu com motores de 400 e 460 cv e torque de 2.000 Nm, ambos combinados com a transmissão automática Hi-Tronix de 12 marchas. Os modelos podem ser configurados para rodar com Gás Natural Veicular (GNV), Gás Natural Comprimido (GNC) ou Gás Natural Liquefeito (GNL) que, ao adotar tanques duplos, promete autonomia de 1.600 km.

De acordo com a fabricante, se comparados aos modelos convencionais a diesel, os Stralis NP proporcionam economia de combustível de até 15% e um custo total de propriedade (TCO) de até 9% menor. Depois, a Iveco garante que os motores a gás emitem níveis de particulados insignificantes, como também reduz em 60% a emissão de óxidos de nitrogênio e em torno de 50% o ruído.

A Iveco é uma das pioneiras da indústria automotiva a se debruçar nas pesquisas e uso do gás natural em veículos comerciais. Atualmente, a empresa contabiliza 23 mil unidades com a tecnologia em circulação, desde caminhões aos ônibus passando por vans e furgões.

“O reconhecimento do Commercial Fleet Awards é o endosso de que o gás natural representa o futuro para o transporte sustentável e uma tecnologia comprovada que as frotas podem adotar hoje”, resumiu em nota Pierre Lahutte, presidente da marca Iveco.


Notícias relacionadas