DAF terá cavalo-mecânico elétrico ainda este ano

Modelo baseado na cabine CF proporciona autonomia de 100 km

DAF CF Electric Foto: DAF

Uma parceria da DAF com a VDL, fornecedora holandesa de tecnologia e serviços industriais, desenvolve dos primeiros modelos da marca de caminhões da linha CF totalmente elétricos. A fabricante diz que no decorrer deste ano, as unidades iniciais da série estarão em operação com os principais clientes da marca.

Na cooperação entre das empresas, os modelos são fabricados pela DAF e a instalação elétrica fica sob responsabilidade da VDL. A montadora foi uma das pioneiras a introduzir no mercado europeu um caminhão elétrico de distribuição urbana e, agora, aposta na configuração de um cavalo-mecânico para a mesma aplicação.

O modelo em desenvolvimento, baseado na cabine CF, é um 4×2 para capacidade de até 40 toneladas de peso bruto total (PBT). O caminhão é impulsionado por um motor elétrico de 210 kW, abastecido por bateria de íon-lítio com capacidade para 170 kWh. O conjunto entrega 204 kgfm de torque, bem semelhante ao que gera um motor diesel da mesma categoria.

O DAF CF Electric tem autonomia em torno de 100 km, desempenho que segundo a montadora adequado para operações de distribuição de grande volume de carga. Em modo de carregamento rápido, o modelo estará pronto para seguir viagem em 30 minutos. A carga completa das baterias, no entanto, exige 1h50.


Notícias relacionadas