VWCO lança no País a plataforma de serviços RIO

Solução digital baseada em nuvem cria mais uma unidade de negócio e novo conceito de atendimento no pós-venda

VWCO lança RIO na Fenatran 2019 Crédito:

Na esteira das novidades apresentadas pela Volkswagen Caminhões e Ônibus na Fenatran 2019, uma delas traz avanços nas ferramentas para conduzir a gestão da frota e no gerenciamento logístico. A montadora começa a oferecer no País, a RIO, marca de conectividade do Grupo Traton, do qual a VWCO faz parte, que desembarca no País como mais uma unidade de negócio da empresa.

A solução representa uma evolução do Volksnet ao agregar mais funções e poder de integrar o ecossistema do transporte e da logística, contemplando veículo, motorista, frotista, pós-venda e cliente final. A plataforma, aberta e baseada na nuvem, entrega serviços de acompanhamento do caminhão, permite comunicação com o motorista, apresenta análises da condução do veículo, faz o gerenciamento digital da manutenção ou dos dados do tacógrafo.

É ferramenta para reduzir custos, aumentar a produtividade e a eficiência por meio de uma gestão inteligente. “Os veículos têm agora uma alma digital que os conecta a serviços logísticos, pensado para atender de um caminhão a toda uma frota”, resume Joélcio de Melo Silveira, chefe da marca RIO no Brasil.

Os serviços integrados na RIO podem ser adquiridos individualmente, compondo a combinação mais adequada ao negócio, e ainda contratados e cancelados à escolha do cliente. Não existe permanência mínima ou multa ao desativar o serviço. A coleta dos dados do caminhão é feita por meio do RIO Box, o hardware, que passa a ser item de série nos cavalos-mecânicos das marcas MAN e VWCO. Mas nada impede de ser instalado em qualquer veículo, mesmo de outras marcas.

Mercado digital

Na Europa desde dezembro de 2017 nos caminhões MAN, outra das marcas do Grupo Tranton, a solução abriga um marketplace com o qual o usuário encontra ofertas de diferentes serviços como suporte aos requisitos da operação.

Somados aos pacotes de gestão da fabricante, oferecido de acordo com o nível de exigência do cliente, o que inclui localização do veículo em mapa digital, desempenho, consumo, tempos de parada e horas de funcionamento de motor, há serviços de terceiros e parcerias com startups. A plataforma estreia no Brasil com o RIO Essentials, pacote de serviços gratuito que reúne dados operacionais como velocidade média, distâncias percorridas, consumo médio e posição dos veículos. O RIO Geo, que monitora o veículo, permitindo roteirização com base em dados de tráfego, peso e altura das vias. O RIO Advance, com o qual é possível ampliar o prazo de armazenamento e acesso aos dados em até 25 meses e o Rio Security, solução dirigida à gestão de riscos e segurança da carga.

Os dados captados pelo RIO Box podem ainda ser acessados pelo celular por meio do aplicativo Pocket Fleet, o que permite acompanhamento dos negócios e intervenções em tempo real, em caso de necessidade. O conjunto de informações coletadas trará subsídios para estabelecer metas de eficiência, agendamento de revisões conforme o uso do veículo e, com o tempo, integrar a rede de concessionárias.

Com a plataforma de serviços, a VWCO passa a adotar uma nova estrutura de atendimento no pós-venda, o que chamou de Volkscare. “A área de prestação de serviços criada acompanha a gama de informações geradas pela RIO que possibilita formatar serviços sob medida para o cliente”, conta Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing, serviços e pós-venda da VWCO. “A conectividade permite melhorar a rentabilidade do negócio em até 28% resultantes do aumento na segurança e na produtividade e redução de custos no consumo e na manutenção.”


Notícias relacionadas