Legislação

Termina prazo para regularizar exame toxicológico

Quem não fez o exame toxicológico deve realizá-lo o quanto antes, uma vez que o resultado leva até 15 dias para sair e, em caso de flagrante, há multa e 7 pontos na CNH

Redação

28 de dez, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Termina hoje prazo para exame toxicológico
Termina hoje prazo para exame toxicológico
Crédito:Autotrac
Termina hoje prazo para exame toxicológico

O prazo para a realização do exame toxicológico termina nesta quinta-feira (28). Vale lembrar que o exame é válido aos motoristas profissionais. Ou seja, aqueles com habilitação nas categorias C, D e E, como caminhoneiros e condutores de ônibus e vans, por exemplo.

LEIA MAIS
Scania 460 R Super ou 450 R Plus: qual caminhão é melhor negócio
IPVA 2024 para caminhões: veja datas, desconto e como pagar
Onda de calor: transporte de produtos perigosos requer atenção

Portanto, quem não regularizou o exame toxicológico fica sujeito à sanções. Seja com for, as multas por falta do teste começam a ser aplicadas no dia 28 de janeiro. Ou seja, de acordo com determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da Resolução nº 1.002, de 20 de outubro de 2023. 


Publicidade

Por essa razão, quem deixou de realizar o exame toxicológico deve fazer isso o quanto antes. Todavia, vale lembrar que o resultado leva até 15 dias para ficar pronto. Portanto, o ideal providenciar o teste o quanto antes. Caso contrário, o motorista pode receber multa se for flagrado dirigindo.

Segundo a legislação, a multa é de R$ 1.467,35. Além disso, o motorista recebe sete pontos na CNH. Em caso de reincidência dentro do período de um ano, o valor da multa dobra. Ou seja, passa a R$ 2.934,70. E o motorista perde o direito de dirigir pelo prazo de três meses.

Redução de acidentes

Conforme as autoridades de trânsito, a obrigatoriedade do exame toxicológico visa contribuir com a segurança. Do mesmo modo, busca prevenir acidentes relacionados ao consumo de substâncias psicoativas e/ou proibidas. Afinal, o consumo de drogas compromete a habilidade de dirigir. Isso porque afeta a capacidade cognitiva.


Os testes utilizam como análise amostras de cabelo e pelo do corpo do motorista. Do mesmo modo, pode ser feito por meio de análise unha, caso, mediante laudo médico, seja comprovada doença como alopecia (que causa perda de cabelo e pelos corporais).

Seja como for, o exame deve ser feito a cada 30 meses. O condutor pode procurar os laboratórios credenciados à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião