Gestão

'Pé na Estrada' fará workshop para caminhoneiro endividado

Curso prático será realizado no dia 19 de outubro, em São Paulo, com foco em finanças, mercado de trabalho e valorização do caminhoneiro autônomo e CLT

Redação

10 de out, 2025 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Caminhoneiro que Lucra
Caminhoneiro que Lucra: workshop é voltado a motoristas que enfrentam dificuldades financeiras e buscam maior valorização na carreira
Crédito:Pé na Estrada/Divulgação

O programa "Pé na Estrada" realiza no próximo 19 de outubro, em São Paulo, a imersão “Caminhoneiro que Lucra”. Um workshop voltado a motoristas profissionais que enfrentam dificuldades financeiras e buscam maior valorização na carreira. Assim, o evento ocorre no bairro do Butantã (SP), das 8h às 18h. E promete entregar conhecimento direto e aplicável sobre temas que afetam o dia a dia nas estradas. As inscrições podem ser feitas no site do evento.

Com investimento simbólico de R$ 50, o curso foi criado para gerar engajamento real e valorização do aprendizado. A iniciativa nasceu após a equipe do Pé na Estrada perceber que os desafios enfrentados nas rodovias estão afastando novos profissionais da atividade. Além disso, o conteúdo foi desenhado para atender tanto motoristas autônomos quanto empregados. Assim, oferecendo ferramentas práticas de gestão e comportamento.

Finanças, legislação e mercado de trabalho

Seja como for, durante a imersão, os participantes aprenderão como organizar o dinheiro e controlar os gastos, bem como avaliar se o frete compensa, preparar currículo e se destacar em entrevistas. Assim como rodar dentro da lei, evitando multas e problemas, e conhecer as leis que protegem o caminhoneiro.

Caminhoneiro que Lucra
Pedro Trucão e Paula Toco vão conduzir a imersão Caminhoneiro que Lucra no próximo dia 19 de outubro - Pé na Estrada/Divulgação

Segundo o apresentador do programa Pé na Estrada, Pedro Trucão, o evento representa uma grande virada de chave.


“A estrada não espera. Esta imersão é para quem está pronto para fazer diferente e colher os resultados. O caminhoneiro pode continuar rodando sem rumo ou decidir rodar com foco”, diz.

Todavia, ele ressalta que o sucesso profissional depende da disposição para aprender e se adaptar. Afinal, o mercado de transporte vem exigindo profissionais mais preparados, conscientes de custos e atentos à legislação.

Desafios e oportunidades na estrada

O mercado de transporte enfrenta escassez de motoristas, causada por fatores que vão além da economia. Em outras palavras, situações como banheiros precários, restrição de acesso a pátios e restaurantes, além da falta de respeito e reconhecimento, são problemas que desmotivam quem vive na boleia.

Nesse sentido, de acordo com a CNTA (Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos), existem hoje apenas oito pontos de parada e descanso (PPDs) realmente estruturados no País. Ou seja, com pátio seguro, restaurante, internet e chuveiro. Todos estão localizados em rodovias sob concessão.

Porém, embora o governo contabilize 176 postos certificados como PPDs, muitos motoristas relatam que a estrutura é precária ou que a hospedagem está condicionada ao abastecimento, o que fere a proposta original. Essa realidade, somada à baixa remuneração, tem feito com que menos pessoas se interessem pela profissão.


Imersão que gera valorização do caminhoneiro

Mesmo diante desse cenário, o Pé na Estrada acredita que o conhecimento é o primeiro passo para mudar a realidade. Dessa forma, o curso busca mostrar que há boas oportunidades no transporte, mas o profissional precisa estar preparado.

“A verdade é que o caminhoneiro move o Brasil. E está mais que na hora de ser tratado como profissional de valor. Essa imersão é uma oportunidade para o motorista conhecer seus direitos e entender como uma mudança de postura pode transformar sua realidade”, afirma Paula Toco, apresentadora do programa.

Além disso, ao se capacitar, o motorista fortalece sua autoestima e passa a enxergar o próprio valor. O que contribui para mudar a percepção do mercado sobre a categoria.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião