Legislação

Motoristas sem exame toxicológico vão ser notificados pela Senatran

Alerta para motoristas profissionais sem exame toxicológico será feito por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT), de forma automática

Redação

16 de abr, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Motoristas profissionais sem exame toxicológico serão notificados, diz Senatran
ABCR crédito CNT
Crédito:CNT/Divulgação
Motoristas profissionais sem exame toxicológico serão notificados, diz Senatran

A falta de exame toxicológico gera multo e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, os motoristas que não fizeram o exame ficam impedidos de exercer atividade profissional. Por isso, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) vai enviar, a partir desta quarta-feira (17), novas notificações a todos os condutores com CNH das categorias C, D e E que não realizaram o exame.

Leia Mais

Segundo informações da Senatran, o aviso vai ser enviado por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Portanto, apenas quem tem o serviço receberá o alerta. Vale lembrar que os motoristas profissionais com CNH com vencimento entre janeiro e junho sem exame válido podem ser multados de forma automática. Ou seja, se não realizarem o exame toxicológico até o próximo dia 30 de abril.

De acordo com a Senatran, as multas vão ser emitidas diretamente pelos sistemas eletrônicos. Ou seja, por meio dos Departamentos de Trânsito (Detrans) estaduais e do Distrito Federal a partir de 1º de maio. Na CDT é possível checar o prazo de renovação da CNH.


Publicidade

3,4 milhões não fizeram o exame

A falta de renovação do exame toxicológico é infração gravíssima. Ou seja, com multa no valor de R$ 1.467,35, bem como sete pontos na CNH. Conforme a Senatran, cerca de 3,4 milhões de motoristas vão receber as notificações.

A Secretaria informa que realiza um esforço contínuo para orientar os condutores sobre a falta do exame toxicológico. Para isso, vem realizando campanhas educativas, bem como enviando alertas via CDT.

O exame toxicológico de larga janela de detecção é um procedimento laboratorial não invasivo. Assim é capaz de detectar se houve consumo de substâncias psicoativas entre 90 a 180 dias antes da coleta. Pelos, cabelo e unha servem como amostra. Em média, o exame custa R$ 135.


Veja checar se o exame toxicológico está em dia

- Acesse a área do condutor na CDT;
- Clique no botão “Exame toxicológico”;
- Verifique se o prazo para realização está vencido;
- Em caso positivo, procure um laboratório credenciado e faça a coleta para o exame toxicológico.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião