Motorista em evolução constante

Pacote de treinamento da Scania promete elevar lucratividade ao priorizar a maneira de dirigir

Driver Services promete até 10% de economia no consumo Crédito: Foto: Scania

O advento da conectividade no caminhão permitiu à Scania aliar a tecnologia com o diferencial humano, afinal, no transporte rodoviário de carga ainda é o motorista a peça fundamental para promover eficiência nas operações. Lançado na Fenatran de 2017, o Driver Services, programa contínuo de treinamento de condutores com foco na redução de combustível já mostra vantagens na ponta do lápis.

Oscar Jaern, diretor da Cavesi, grupo de concessionária responsável por sete pontos de atendimento Scania em Santa Catarina, conta que em um primeiro teste realizado junto a um cliente proporcionou uma economia de 18% de combustível. “O custo do quilômetro rodado caiu para R$ 0,25. Na frota, o cliente deixará de gastar R$ 1,4 milhão por ano com diesel”, pondera.

O Driver Services é parte das ofertas presentes nos Serviços Conectados da Scania, solução de gestão de frota baseado na coleta de informações operacionais do veículo em tempo real do veículo. O programa ocorre em três etapas: o Treinamento, o uso do Driver Support e o Coaching.

A primeira fase se trata de uma orientação inicial com foco na economia de combustível, apresentando ao motorista as diferentes formas de condução mais eficientes, com possibilidade de alcançar economia no consumo de até 10% na comparação à média habitual anterior à esta etapa.

Depois, em segundo momento, o condutor é preparado para usar continuamente e tirar melhor proveito do Driver Support. O recurso, equipamento de série nos caminhões Scania, se mostra como um professor de direção econômica no painel do veículo. A partir dos dados do veículo durante operação, o sistema analisa de forma permanente as informações e solicita atenção do motorista para atitudes na direção que não estão sendo exploradas.

São quatros as condições avaliadas pelo Driver Support: condução em aclives, uso dos freios, antecipação de frenagem e escolha de marchas. Ao final da viagem ainda, o condutor pode obter relatório a respeito do seu desempenho para saber exatamente onde melhorar.

Por fim, o Coaching, se apresenta como parte da evolução constante do motorista e evitar eventuais maus hábitos na direção do passado. O condutor passa a ter orientação periódica de um Master Driver Scania, instrutor treinado pela marca, com objetivo de incrementar possíveis melhorias no desempenho do profissional, como também reforçar conceitos absorvidos durante o processo de treinamento.

“Para se ter o menor consumo, a capacitação do motorista é fundamental”, reforça Gustavo Andrade, gerente de portfólio de serviços da Scania. “O Driver Services não é programa para ensinar a dirigir, mas para se tirar o melhor proveito da operação.”

Notícias relacionadas