Gestão

Mercedes-Benz Vans reforça importância feminina no transporte

Programa da Mercedes-Benz é inédito no Brasil e visa incentivar o compartilhamento de experiências entre mulheres empreendedoras

Andrea Ramos

13 de set, 2021 · 6 minutos de leitura.

She´s Mercedes reforça a presença feminina no universo automotivo" >
She´s Mercedes reforça a presença feminina no universo automotivo
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação
She´s Mercedes reforça a presença feminina no universo automotivo

Mercedes-Benz promoveu um encontro de mulheres que atuam com vans. Assim, o evento foi feito na sede da empresa, em São Bernardo do Campo (SP). Segundo a marca, o projeto se chama She?s Mercedes (Ela é Mercedes). E visa compartilhar experiências na área da mobilidade.

De acordo com a Mercedes-Benz, trata-se de um projeto global que inclui o segmento de automóveis. Porém, é a primeira vez que o Brasil realiza um evento focado no segmento de vans. e está alinhado com a nova estratégia da empresa no mercado brasileiro. Recentemente, a empresa criou uma divisão para separar a linha chassi-cabine das demais versões da Sprinter.

Conforme a gerente de marketing de produto & estratégia de rede da Mercedes-Benz Vans, Aline Rapassi, cada vez mais mulheres ganham participação como consumidoras. "Por isso, o She's Mercedes nasceu com o propósito de trocar experiências.?

Mercedes-Benz apoia o empreendedorismo

Segundo Aline, a Mercedes-Benz oferece conteúdos exclusivos para apoiar os empreendedores. No mesmo sentido, promovendo ações relacionados ao perfil de atividade dos clientes da linha Sprinter. Seja como for, isso é feito por meio de plataformas online

Por exemplo, este ano foi lançado o podcast Sprinter Empreendendo Sobre Rodas. De acordo com a empresa, o conteúdo inclui entrevistas com convidados. Bem como com profissionais da companhia. Da mesma forma há a websérie DNA Empreendedor.

São cinco histórias de sucesso de empresários brasileiros. Com isso, a ideia é inspirar pessoas. Foi o que ocorreu com Merk Conegundes (foto abaixo), uma das participantes do She's Mercedes.

Mudança de foco

Ela é dona da Milla Transportes, que desde 1976 atua no transporte escolar com crianças com mobilidade reduzida. Porém, com a pandemia da covid-19 ela teve de mudar o foco da operação. Afinal, as escolas foram fechadas para cumprir os protocolos de segurança sanitária.

Segundo ela, graças aos conteúdos publicados pela Mercedes-Benz ela decidiu buscar alternativas. Assim, Merk continuou prestando serviço para o município de São Paulo. Mas passou a atender a área da saúde, de modo a atender a alta da demanda.

?Dessa forma, consegui manter o contrato com a Prefeitura", diz a empresária. De acordo com ela, com a mudança foi possível manter todo o quadro de funcionários. Além de transportar pessoas, a Milla passou a fazer também a entrega de vacinas em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Mudança de foco

A empresa tem uma frota de 20 vans Sprinter. Bem como mantém 20 motoristas e 20 monitoras. Ou seja, todas são mulheres. Segundo Merk, não se trata de machismo ao contrário. Meu negócio é transportar crianças cadeirantes. Percebi que elas são mais cuidadosas, carinhosas e pacientes", diz.

Além disso, ela é diretora do Sindicato do Transporte Escolar da Grande São Paulo. E também preside duas cooperativas do segmento. Segundo ela, um dos maiores desafios é criar alternativas para ajudar as profissionais.

Continua depois do anúncio

?Quem presta serviço para as Prefeituras conseguiu se manter. Já as empresas que dependem de serviços para particulares sofreram muito com a retração da demanda?, diz. Com isso, o número de veículos cadastrados nas cooperativas e sindicato caiu de 16 mil para 9 mil, de acordo com Merk.

Novas oportunidades de negócio

A empresária conta que é cliente da Mercedes-Benz há pouco mais de cinco anos. Ou seja, desde quando a linha foi homologada para receber adaptações. ?A Sprinter tem tudo a ver com o meu negócio. Preciso de veículos que sejam seguros?.

Segundo ela, a Milla está iniciando um novo tipo de serviço, dedicado ao transporte de bebês. De acordo com ela, com a reabertura das creches em São Paulo a demanda por esse tipo de serviço vem crescendo. Como resultado, a empresária comprou mais quatro vans da Mercedes-Benz.

?A Sprinter tem custo operacional reduzido e garante menos paradas para manutenção", diz. Conforme a empresária, com isso ela consegue organizar bem suas várias atividades. "Isso fez melhorar muito minha qualidade de vida.?