A Mercedes-Benz promoveu um encontro de mulheres que atuam com vans. Assim, o evento foi feito na sede da empresa, em São Bernardo do Campo (SP). Segundo a marca, o projeto se chama She’s Mercedes (Ela é Mercedes). E visa compartilhar experiências na área da mobilidade.
De acordo com a Mercedes-Benz, trata-se de um projeto global que inclui o segmento de automóveis. Porém, é a primeira vez que o Brasil realiza um evento focado no segmento de vans. e está alinhado com a nova estratégia da empresa no mercado brasileiro. Recentemente, a empresa criou uma divisão para separar a linha chassi-cabine das demais versões da Sprinter.
Conforme a gerente de marketing de produto & estratégia de rede da Mercedes-Benz Vans, Aline Rapassi, cada vez mais mulheres ganham participação como consumidoras. "Por isso, o She's Mercedes nasceu com o propósito de trocar experiências.”
Publicidade
Mercedes-Benz apoia o empreendedorismo
Segundo Aline, a Mercedes-Benz oferece conteúdos exclusivos para apoiar os empreendedores. No mesmo sentido, promovendo ações relacionados ao perfil de atividade dos clientes da linha Sprinter. Seja como for, isso é feito por meio de plataformas online
Por exemplo, este ano foi lançado o podcast Sprinter Empreendendo Sobre Rodas. De acordo com a empresa, o conteúdo inclui entrevistas com convidados. Bem como com profissionais da companhia. Da mesma forma há a websérie DNA Empreendedor.
São cinco histórias de sucesso de empresários brasileiros. Com isso, a ideia é inspirar pessoas. Foi o que ocorreu com Merk Conegundes (foto abaixo), uma das participantes do She's Mercedes.
Mudança de foco
Ela é dona da Milla Transportes, que desde 1976 atua no transporte escolar com crianças com mobilidade reduzida. Porém, com a pandemia da covid-19 ela teve de mudar o foco da operação. Afinal, as escolas foram fechadas para cumprir os protocolos de segurança sanitária.
Segundo ela, graças aos conteúdos publicados pela Mercedes-Benz ela decidiu buscar alternativas. Assim, Merk continuou prestando serviço para o município de São Paulo. Mas passou a atender a área da saúde, de modo a atender a alta da demanda.
“Dessa forma, consegui manter o contrato com a Prefeitura", diz a empresária. De acordo com ela, com a mudança foi possível manter todo o quadro de funcionários. Além de transportar pessoas, a Milla passou a fazer também a entrega de vacinas em Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Mudança de foco
A empresa tem uma frota de 20 vans Sprinter. Bem como mantém 20 motoristas e 20 monitoras. Ou seja, todas são mulheres. Segundo Merk, não se trata de machismo ao contrário. Meu negócio é transportar crianças cadeirantes. Percebi que elas são mais cuidadosas, carinhosas e pacientes", diz.
Além disso, ela é diretora do Sindicato do Transporte Escolar da Grande São Paulo. E também preside duas cooperativas do segmento. Segundo ela, um dos maiores desafios é criar alternativas para ajudar as profissionais.
“Quem presta serviço para as Prefeituras conseguiu se manter. Já as empresas que dependem de serviços para particulares sofreram muito com a retração da demanda”, diz. Com isso, o número de veículos cadastrados nas cooperativas e sindicato caiu de 16 mil para 9 mil, de acordo com Merk.
Novas oportunidades de negócio
A empresária conta que é cliente da Mercedes-Benz há pouco mais de cinco anos. Ou seja, desde quando a linha foi homologada para receber adaptações. “A Sprinter tem tudo a ver com o meu negócio. Preciso de veículos que sejam seguros”.
Segundo ela, a Milla está iniciando um novo tipo de serviço, dedicado ao transporte de bebês. De acordo com ela, com a reabertura das creches em São Paulo a demanda por esse tipo de serviço vem crescendo. Como resultado, a empresária comprou mais quatro vans da Mercedes-Benz.
“A Sprinter tem custo operacional reduzido e garante menos paradas para manutenção", diz. Conforme a empresária, com isso ela consegue organizar bem suas várias atividades. "Isso fez melhorar muito minha qualidade de vida.”