Andrea Ramos

15/04/2021 - 10 minutos de leitura.

Mercedes-Benz lança serviços digitais para caminhões

Os serviços 4.0 da Mercedes-Benz englobam inovações baseadas em telemetria, inteligência artificial, tecnologia digital e automação

Mercedes-Benz serviços digitais
Mercedes-Benz serviços digitais Crédito: Mercedes-Benz/divulgação

Com a pandemia, os serviços digitais cresceram. E há novas formas de consumo. Após a concessionária digital Showroom Virtual Star Online, a Mercedes-Benz apresenta uma nova forma de vender serviços.

As soluções é chamada de Serviços 4.0. Ele engloba várias inovações. Como tecnologia digital, automação, utilização de algoritimos e inteligência artificial.

Porém, parte das soluções só está disponível na nova geração do Actros. Ele é o caminhão mais moderno da Mercedes-Benz. O modelo tem eletroeletrônica bastante sofisticada.

Parcerias para expansão da segurança

“No futuro, a maioria dos produtos terá essa arquitetura. Logo, contemplarão todos os serviços digitais”, diz o vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini.

Assim, um dos novos serviços é uma parceria com a Sascar. A empresa é da área de gestão de risco. Portanto, envolve a segurança do caminhão e da carga.

Nesse sentido, a ferramenta está agregada ao sistema de gestão de frota Fleetboard. Ou seja, está disponível para os caminhões pesados da Mercedes.

Central de atendimento 24h

Assim, a ferramenta foi aprimorada. Agora, o chamado Fleetboard powered by Sascar tem funções de rastreamento, E de monitoramento em tempo real. Para isso, une sistemas GSM e por satélite.

Se entrar em áreas de sombra, o sistema de satélite é ativado automaticamente. Além disso, a Central de Atendimento da Sascar atua 24 horas por dia.

Ou seja, os clientes também podem fazer o acompanhamento do caminhão em tempo real. Além disso, o veículo pode ser atualizado remotamente. Isso reduz o risco de roubo.

Parceria com a rede

Segundo a empresa, o novo serviço já está disponível. E pode ser adquirido diretamente nas concessionárias Mercedes-Benz.

A transportadora STP LOG, de Goiânia, pretende instalar o sistema em 20 Actros. Após os testes, a estimativa da empresa é chegar a um total de 100 caminhões.

De acordo com a Mercedes, o Fleetboard é rentável. Ou seja, pode reduzir o custo operacional em cerca de 18%. Agora, com as inovações, a marca espera melhorar esses números.

Mercedes-Benz Uptime

No primeiro trimestre de 2021, a Mercedes-Benz somou 1.243 caminhões com o Fleetboard. Segundo a marca, 80% são pesados.

Com isso, a Mercedes conquistou 40% de participação de mercado. As vendas do Fleetboard cresceram 11% de janeiro a março deste ano. Isso na comparação com igual período de 2020.

Disponível para o novo Actros, há também o serviço Uptime de monitoramento. Ele faz o acompanhamento em tempo real do veículo.

Cresce a frota com o serviço ativado

Motorista e gestor são informados sobre a necessidade de manutenção. A comunicação ocorre por meio da inteligência dos dados.

Assim, a concessionárias pode agendar a parada do veículo com antecedência. Além disso, pode saber de antemão quais ferramentais serão necessárias. E também o tempo que o caminhão vai ficar na oficina.

Enfim, a Mercedes-Benz tem o serviço ativado em mais de mi caminhões. No total, são 725 clientes. Assim, foram evitados 25 possíveis casos de pane. Tudo graças à ferramenta.

Contato direto com o cliente

Além disso, foram feitos mais de 100 contatos com clientes. Ao passo que 71 ocorrências foram de manutenção  preventiva. E 285, de ações corretivas.

Ao mesmo tempo, 2.160 dados foram transmitidos aos frotistas solicitando intervenção nos veículos. E foram enviadas mais de 300 mensagens.

As concessionárias também estão investindo. E replicando o conceito de monitoramento e gestão de frota em suas áreas de atuação. Ou seja, por meio do projeto “Conectados”, eles criaram “minitorres de controle”.

Assim, conseguem oferecer o Mercedes-Benz Uptime e o Fleetboard. Por ora, 17 concessionárias estão envolvidos. E já há mais de 350 clientes conectados.

Segundo Leoncini, entre as vantagens está a valorização do veículo. “No caso de caminhões com o Uptime ativado, se for para nossa loja de seminovos SelecTrucks eu nem preciso inspecionar. E posso até pagar mais por ele”.

Garantia estendida

A marca também está lançando o Garantia Estendida. Ou seja, um seguro adicional do Banco Mercedes-Benz. A compra pode ser feita por meio de financiamento.

Assim, o cliente consegue manter a cobertura especializada para o caminhão. Assim, a manutenção será feita pela mesmo após vencida a garantia da fábrica.

Dá para escolher entre 12 ou 24 meses de cobertura para o trem de força. Ou seja, a garantia total do caminhão pode chegar a quatro anos. O Garantia Estendida estará disponível a partir de maio.

Realidade aumentada agiliza a manutenção

Recentemente o Estradão mostrou que a Mercedes utiliza óculos de Realidade Aumentada (RA). A ferramenta é usada para serviços de manutenção. Os técnicos das concessionários podem realizar intervenções de forma mais ágil e precisa.

Isso reduz o tempo que o caminhões ou ônibus terá de ficar parado. Portanto, colabora para melhorar a rentabilidade do do cliente.

Leoncini é enfático em defender a urgente renovação da frota de caminhões no Brasil. Segundo ele, isso tornaria o transporte mais eficiente. E também mais seguro.

MB Star Online

Da mesma forma, outras iniciativas digitais da Mercedes-Benz vem fazendo sucesso. Por exemplo, a Star Online.

Desde o lançamento, em 2020, a concessionária na internet teve mais de 1,1 milhão de acessos. Além disso, conta com volume superior a 2 mil ofertas e negociou 300 veículos.

VWCO aposta em soluções digitais

De maneira idêntica à Mercedes-Benz, outras marcas estão apostando no mundo digital. Com a pandemia, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) criou várias estratégias nesse sentido.

Assim, os novos serviços fazem parte do Volkscare. A estrutura é voltada ao atendimento de pós-vendas. E agora também conta com uma parceria com o aplicativo TruckHelp.

Ou seja, pelo celular o cliente pode acionar o ChameVolks. Antes, a ferramenta era para compra de peças e serviços. Portanto, o aplicativo garante atendimento emergencial em todo o País.

Vendas de peças online

Ou seja, faz tempo que a VWCO está presente no comércio eletrônico. Segundo a empresa, há mais de 300 itens disponíveis.

Da mesma forma, é possível contratar planos de manutenção pela internet com preço fixo. Disponível para a linha Delivery, essa modalidade de negócio traz várias novidades.

Por exemplo: dá para utilizar a assinatura digital. De acordo com a VWCO, isso evita que o cliente tenha de circular. E colabora com o distanciamento social.

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