A Black Friday de 2025 promete um desafio sem precedentes para o comércio eletrônico brasileiro. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o período de promoções deve gerar um faturamento de R$ 13,34 bilhões, um crescimento de 42% em relação ao ano anterior. Além disso, metade dos consumidores começa a buscar ofertas até 30 dias antes, aumentando a pressão sobre a logística de Last Mile (última milha), que conecta centros de distribuição ao consumidor final. Nesse contexto, tecnologias de telemetria garantem previsibilidade, eficiência e segurança nas entregas.
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A Geotab, especializada em telemetria e gestão de frotas, oferece sistemas que mostram uma visão detalhada das operações. “Com dados em tempo real, as empresas reduzem custos e criam uma operação fluida, segura e eficiente, que impacta positivamente a operação logística, além de beneficiar o cliente final”, disse Eduardo Canicoba, vice-presidente da Geotab Brasil. Atualmente, as ferramentas da empresa permitem monitorar desempenho da frota, consumo de combustível e desvios de rota.
Telemetria, frotas elétricas e sustentabilidade
A Black Friday intensifica a necessidade de operar de forma sustentável e eficiente. Entre janeiro e julho de 2025, foram vendidos 1.380 veículos comerciais elétricos, no Brasil um aumento de 70% em relação a 2024, conforme dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Com a telemetria, é possível monitorar a autonomia, consumo de energia, bem como os padrões de condução desses veículos, uma cultura operacional diferente dos veículos a combustão.
“A previsibilidade é hoje um dos principais indicadores de maturidade logística. Ao permitir decisões baseadas em dados, a telemetria contribui para o uso racional da energia e para a redução de emissões”, explica Canicoba.
Ainda de acordo com a vice-presidente da Geotab Brasil, o monitoramento também reduz riscos de acidentes, permite ajustar operações e garante transparência para o consumidor final, que pode acompanhar o status e horários estimados de entrega.
Expansão geográfica e PMEs em destaque na Black Friday
Além dos desafios de volume, a Black Friday evidencia a expansão do consumo para além dos grandes centros urbanos. O levantamento do Mapa da Logística, da Loggi, empresa de logística e entregas expressas, aponta que Sudeste e Sul continuam como os principais polos logísticos, mas Nordeste e Centro-Oeste registram crescimento expressivo durante o período de promoções.
Nesse sentido, As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) ganham destaque, com ticket médio estimado em R$ 184, próximo ao das grandes marcas (R$ 197), e apresentam aumento de 194% no envio de pacotes das capitais para cidades do interior e 80% em rotas entre cidades interioranas.
O uso de pontos de recebimento também cresce, aumentando 22% no terceiro trimestre. De acordo com a Loggi, esse modelo permite que PMEs operem em regiões que antes não tinham tanta cobertura.
Categorias em crescimento
Entre os produtos com maior potencial na Black Friday 2025 estão cosméticos, itens de vestuário, calçados, eletrônicos e artigos esportivos. Ainda de acordo com a Loggi, os segmentos de joias, brinquedos, papelaria e óticas também devem apresentar alta procura no período.
“A Black Friday deixou de se restringir a um único dia, convertendo-se em um ciclo logístico contínuo, que exige eficiência constante. Esse cenário reforça a tendência global do mercado de telemática, que vêm crescendo cerca de 14% ao ano", concluiu Canicoba, citando dados da consultoria Markets and Markets.