As mulheres ganham a direção no transporte de Gana

Scania colabora com capacitação em projetos que colocam mulheres no banco do motorista

Projeto em Gana promete aumentar o número de mulheres na direção de caminhões Crédito: Foto: Scania

A cena do transporte de carga e de passageiros de Acra, capital de Gana, na África, passa por transformações profundas. Em setor habitualmente dominado pelo homem, as mulheres ganham cada vez mais espaço. Em parceria com a Gapte, operadora do sistema de transporte público da cidade, e com a GIZ, agência governamental alemã de cooperação no desenvolvimento social, a Scania treinou mais de 100 mulheres desde o ano passado para se tornarem motoristas de caminhões e ônibus da cidade.

“Esperamos que esta iniciativa não seja somente uma oportunidade para iniciar uma nova carreira, mas que também seja um desafio para os condutores que já atuam no setor melhorarem seus desempenhos na direção”, diz Fredrik Morsing, diretor-geral da operação da Scania na região. “Afinal, pelo que conta nossa experiência, mulheres são muito melhores na direção do que homens, mais cuidadosas e atentas.”

Dentre os projetos que buscam igualdade de gênero no setor de transporte de Gana, o Women Moving Trucks (algo como Mulheres movimentando caminhões), a empresa local Ladybird Logistic é uma das mais engajadas. A operadora logística emprega somente mulheres como condutoras. Atualmente, 22 delas estão em fase de capacitação. “Ao utilizar o método da Scania, os motoristas aprendem a dirigir com segurança, como também priorizam a economia operacional”, resume Payin Marfo, diretora da companhia.

A campanha também tem uma apoiadora representativa na mudança do ambiente de transporte em Acra. Esenam Nyador, mais conhecida como Miss Taxi Gana, em referência à sua própria empresa de táxi, se apresenta como uma porta-voz do projeto e mais uma força em busca de igualdade de gênero no transporte. “Em uma profissão na qual as mulheres participam com uma porcentagem decimal, projetos como esses só podem ser celebrados a partir de esforços colaborativos para ajudar a eliminar a segregação da mulher como motorista profissional.”

O vídeo abaixo, em Inglês, pode ser configurado com tradução de legenda simultânea. Basta selecionar configurações e alterar o idioma.


Notícias relacionadas