Volvo usa cachorros para mostrar eficiência do caminhão VNL com 2 turbos

Para mostrar que baixo consumo de combustível e alta potência andam juntos nos caminhões Volvo VNL, filme mostra cachorros curtindo viajar na boleia

Redação

16 de ago, 2021 · 5 minutos de leitura.

Volvo Trucks usa cães para reforçar eficiência de tecnologia de consumo" >
Volvo Trucks usa cães para reforçar eficiência de tecnologia de consumo
Crédito:Volvo Trucks/Divulgação
Volvo Trucks usa cães para reforçar eficiência de tecnologia de consumo

A Volvo lançou mão de cachorros para mostrar a eficiência da linha de caminhões VNL. Assim, em propaganda veiculada nos Estados Unidos, a marca destaca as virtudes do compound turbo. Ou seja, o sistema que utiliza dois turbos ligados em série para aumentar a potência e reduzir o consumo. Nesse sentido, o filme mostra simpáticos cãezinhos apreciando a paisagem na boleia de caminhões da Volvo.

Leia também: Actros motorhome tem 35 m², cama king size e custa R$ 5,47 milhões

Portanto, a publicidade mostra que motores grandes podem ser bastante eficientes. Nesse sentido, o sistema está disponível para a família D13TC. Ou seja, há nove opções de configurações. Segundo a Volvo, um dos diferenciais são os pistões redesenhados. Como resultado, a potência do seis-cilindros em linha vai de 405 a 455 cv.

Por sua vez, o torque máximo varia de 242 a 257 mkgf a partir das 900 rpm. Para isso, contribui o câmbio automatizado I-Shif. Bem como os sistemas eletrônicos que ajustam as respostas de acordo com o peso transportado, topografia e condições de trânsito. De acordo com a Volvo, o consumo é cerca de 6% menor que o de motores equivalentes sem o sistema.

Filme da Volvo é um dos muitos estrelados por cães

Assim, para mostrar o bom comportamento na prática, a agência sueca criou o filme Happy drivers, happy dogs (Motoristas felizes, cães felizes). No mesmo sentido, a música se chama The Perfect Day (O dia perfeito). Ou seja, tudo foi feito para criar a sensação de prazer ao volante. Confira abaixo:

Segundo Maria Hilmersson, da agência de propaganda sueca Forsman & Bodenfors, a ideia é mostrar que a eficiência e o prazer ao dirigir podem andar juntos. Assim, diz ela, o Volvo VNL é uma prova de que isso é possível.

Seja como for, lançar mão de cães em publicidade de veículos não é novidade. Nesse sentido, há peças publicitárias memoráveis. Por exemplo, o simpático Dachshund, aquele salsicha das campanhas dos amortecedores da Cofap. Assista um dos filmes abaixo.

Ou o cachorro falante marrento que sabe tudo sobre o Volkswagen Jetta. Esse filme publicitário foi veiculado em 2011. Aliás, na propaganda os cães costumam render lágrimas. Porém, ainda bem que o final dos filmes é sempre feliz.

Hyundai tem cãosultor

Um bom exemplo é um filme feito para a Chevrolet nos EUA. Mostra um garotinho que procura seu melhor amigo, um golden retriever, que havia sumido. Portanto, boa parte do filme mostra o menino e Sam, seu cachorro, em situações envolvendo a picape Silverado.

Recentemente, uma história real virou tema de uma campanha da Hyundai no Brasil. Ou seja, em 2020, um cachorro abandonado foi adotado por funcionários de uma concessionária da marca em Serra (ES).

Continua depois do anúncio

Assim, o cachorrinho foi rebatizado de Tucson Prime. Ele virou ?cãosultor? e ganhou até crachá da companhia. O sucesso foi tão grande que o totó foi levado de avião para conhecer a fábrica da Hyundai  em Piracicaba (SP).