Telemetria e IA tornam a direção mais segura nas estradas brasileiras, aponta estudo

Tecnologia de telemetria impulsiona gestão preventiva e reduz número de acidentes nas frotas corporativas, segundo levantamento da Geotab

Thiago Vinholes

25 de jul, 2025 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Geotab. telemetria,
Estudo da Geotab aponta que empresas que adotam soluções de monitoramento e análise de comportamento dos motoristas conseguiram reduzir em até 40% o índice de acidentes
Crédito:Geotab/Divulgação

O uso de tecnologias como telemetria veicular e inteligência artificial (IA) tem contribuído para a redução de acidentes nas estradas brasileiras. Divulgado nesta quinta-feira, 25 de julho, Dia do Motorista no Brasil, um estudo da Geotab mostra que empresas que adotam soluções de monitoramento e análise de comportamento ao volante conseguiram reduzir em até 40% as colisões em suas frotas.

Com mais de 60% da carga transportada por rodovias no País, o setor de transporte enfrenta desafios diários ligados à segurança dos condutores. Segundo a empresa especializada em tecnologia para gestão de frotas comerciais, as longas jornadas, aliadas à pressão por produtividade, exigem uma gestão cada vez mais precisa dos riscos operacionais.

Gestão com base em dados muda a lógica da prevenção

De acordo com a Geotab, ao monitorar os motoristas em tempo real, os sistemas de telemetria conseguem registrar eventos como excesso de velocidade, freadas bruscas, curvas perigosas e acelerações repentinas. Esses dados alimentam algoritmos de IA que comparam o desempenho individual com parâmetros de risco e históricos de frotas similares.

Com essa base de informações, os gestores conseguem prever, por exemplo, quais condutores têm maior probabilidade de se envolver em acidentes. Conforme divulgado pela empresa, a capacidade preditiva permite uma atuação direcionada, como a aplicação de treinamentos personalizados ou ajustes nas rotas e escalas de trabalho.

Além disso, a análise contínua dos dados reduz a dependência de avaliações subjetivas ou reativas. Assim, em vez de agir apenas após um incidente, as transportadoras passam a tomar decisçoes em tempo real, aponta a Geotab.


Tecnologia que protege motoristas e melhora a operação

Entre as ferramentas utilizadas, o Centro de Segurança da Geotab reúne placares que permitem acompanhar a evolução do comportamento de cada condutor ao longo do tempo. Além disso, o aplicativo Drive App compila o registro de checklists, ocorrências e comunicação com a base integrada à análise de desempenho.

“A segurança do motorista deve estar no centro da estratégia de qualquer operação logística. Ao utilizar dados, os gestores antecipam riscos e tomam decisões precisas, o que se traduz em em vidas preservadas e consequentemente eficiência operacional, beneficiando diretamente os motoristas, a cultura da empresa e a sua lucratividade”, afirma Eduardo Canicoba, vice-presidente da Geotab Brasil.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião