Conteúdo patrocinado por Cummins
Uma das maiores dores de frotistas e motoristas autônomos é a decisão de compra de um caminhão. Afinal, escolher um veículo confiável, que esteja sempre em atividade e com menos custos operacionais, é crucial para o sucesso do negócio do transportador.
Nesse cenário desafiador, a Cummins desponta como principal provedora de soluções e tecnologias avançadas em motores e componentes, atendendo todos os segmentos, do leve ao pesado, com robustez e economia ao caminhão do cliente.
Publicidade
Líder global em soluções de energia, a Cummins atua em vários segmentos, como motores e componentes, distribuição e sistemas de alimentação elétrica, tudo apoiado por uma rede abrangente de serviços, suporte técnico, reposição de peças genuínas e mão de obra qualificada em todo o Brasil. Isso garante maior durabilidade e disponibilidade do veículo para o trabalho de frotistas e motoristas, que são verdadeiros influenciadores do setor.
Não é à toa que o slogan da Cummins “Garantimos desempenho e eficiência para transportar o mundo” – voltado ao segmento de caminhões – não poderia ser mais atual. Uma das soluções de grande destaque são os motores Cummins Euro VI, que asseguram dirigibilidade suave, respostas rápidas e torques elevados em rotações mais baixas.
Para atender às normas do Euro VI (ou Proconve P8), a Cummins desenvolveu um sistema de pós-tratamento integrado com a motorização, uma grande transformação tecnológica que reduz o material particulado em 66%. Tal inovação foi criada para baixar o custo e aumentar e agilidade nos períodos de revisão.
Além do Cummins Euro VI, a empresa apresenta amplo portfólio de tecnologias, como os novos motores de caminhão a gás B6.7N e M15N, que fazem parte da linha de produtos que inclui a versão L9N, com vistas a atender às demandas por iniciativas sustentáveis e eficientes no transporte.
Os benefícios dos motores Cummins são significativos. O gás natural emite na atmosfera de 13% a 17% menos gases de efeito estufa (GEE) no ciclo poço à roda e 27% menos dióxido de carbono (CO2) em comparação ao veículo movido a diesel.
Disponibilidade dos veículos
Se não bastasse a baixa emissão, os motores Cummins são equipados com sistemas de pós-tratamento menos complexos, que simplificam as aplicações aos proprietários de frotas e geram mais economia. Outro ponto a destacar é a operação silenciosa e com baixa vibração, proporcionando um ambiente mais confortável percebido pelos motoristas ao longo de sua jornada de trabalho, contribuindo também para aumentar a produtividade. O alto desempenho ocorre mesmo em condições severas, como estradas em péssimo estado de conservação ou transporte de cargas pesadas.
Altamente sofisticados, os motores e componentes Cummins elevam a eficiência do caminhão. Com isso, a consequente economia de combustível aumenta a autonomia do veículo no dia a dia. Além disso, as tecnologias empregadas são determinantes para amortizar os custos operacionais da frota.
Não é só: elas são capazes de controlar a oscilação de pressão e eliminar a variação que pode causar desgaste prematuro de peças, otimizando a manutenção. Boa notícia para o motorista, porque os veículos dotados de soluções Cummins não passam muito tempo parados para manutenção e a maior disponibilidade gera consistência e previsibilidade na operação da frota, permitindo que os caminhões estejam sempre aptos a rodar.
As inovações da Cummins vão além. Leve e compacto, o motor F4.5 é ideal para altas rotações e apresenta baixo consumo de combustível. Já o B6.7, movido a etanol, gasta 10% menos que outros motores similares e é adequado para caminhões, picapes, trailers, ônibus e vans, combinando robustez, eficiência e o compromisso com a sustentabilidade.
Ele foi desenvolvido para atender às metas de redução de emissões cada vez mais rigorosas, impostas pelo Proconve P8. Entre tantas vantagens, o motor de 330 cv de potência e 895 Nm de torque compartilha a maioria das peças da versão diesel B6.7, o que se traduz em manutenção descomplicada, com trocas de óleos em intervalos maiores e sem a necessidade do tanque de Arla 32.
A tecnologia de pós-tratamento Single Module, por sua vez, alia economia de combustível com redução de custos. Trata-se de um sistema 60% menor e 40% mais leve que os concorrentes. Por fim, os turbos Holset minimizam as emissões, economizam combustível e aumentam a confiabilidade do motor.
O sucesso no presente incentiva a visão de futuro da empresa. Um exemplo é o Cummins Helm, primeira estratégia de plataformas agnósticas em relação ao combustível na indústria, com o intuito de ajudar os clientes a alcançar suas metas de sustentabilidade, um compromisso na transição para uma energia mais limpa e eficiente.
Com tantas inovações e pioneirismo, a Cummins reforça seu propósito de oferecer as melhores soluções e tecnologias para os clientes seguirem o seu trabalho com custos operacionais acessíveis, economia de combustível e com um olhar na sustentabilidade.