Scania The Legend celebra 55 anos do motor V8 da marca sueca

Apresentado na Fenatran 2024, Scania The Legend celebra os 50 anos do Vi8 da marca e adquirido pela Pedra Brilhante Transportes

Andrea Ramos

01 de fev, 2025 · 5 minutos de leitura.

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Scania The Legend celebra 55 anos do motor V8 e linha ganha caixa G38
Scania The Legend celebra 55 anos do motor V8 e linha ganha caixa G38
Crédito:Fotos: Scania
Scania The Legend celebra 55 anos do motor V8 e linha ganha caixa G38

Para celebrar os 55 anos de lançamento de seu motor V8, a Scania criou o modelo especial V8 The Legend (a lenda), em tradução livre. O caminhão tem grafismos exclusivos e foi um dos destaques do estande da marca na Fenatran 2024. Depois disso, o cavalo-mecânico exclusivo foi comprado pela Pedra Brilhante Transportes, de Santa Catarina.

Ou seja, a pintura especial, com vários tons de azul e vermelho, destaca a grafia "V8". Vale lembrar que, das marcas de caminhões mais conhecidas do mundo, a Scania é a única que ainda mantém um motor V8 nos vários mercados em que atua.

Segundo a empresa, motor é o DC16 123 de oito cilindros em V que gera potência de 770 cv e torque de 337,2 mkgf de torque a partir das 1.000 rpm. Além disso, a cabine é a "S", a de topo de linha da gama, com teto alto e piso totalmente plano. A tração é 6x2.


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Scania com motor V8 ganha nova transmissão

Scania The Legend celebra 55 anos do motor V8 e linha ganha caixa G38
Pintura com vários tons de azul e elementos vermelhos destaca a grafia "V8"; Fotos: Scania

Conforme a Scania um dos destaques da linha com motor V8 no Brasil é a transmissão G38. Ou seja, com os mesmos atributos e tecnologias das caixas G25 e G33 da família de caminhões Super. “Trata-se de uma caixa lançada simultaneamente nos vários mercados onde a Scania atua", diz Marcello Galão, diretor de desenvolvimento de negócios da Scania do Brasil.

Nesse sentido, a G38 segue o mesmo padrão das "irmãs" menores. Em outras palavras, sua nomenclatura está ligada ao torque do motor. Ou seja, a G25 equipa caminhões com motores de até 2.500 Nm (cerca de 255 mkgf) e a G33, os com 3.600 Nm (367 mkgf). Portanto, a G38 é para os com 3.800 Nm (em torno de 388 mkgf), como é o caso dos V8.


Além disso, a G38 é cerca de 80 kg mais leve que sua antecessora, GRS926. Para isso, é toda feita de alumínio. Segundo a Scania, o sistema não é banhado a óleo. Ou seja, a lubrificação utiliza spray. Como resultado, houve redução de 150 milissegundos nas trocas de marcha.

Conforme a fabricante, a primeira marcha é quatro vezes mais reduzida (20:81) e a última, Overdrive (0.78). Em outras palavras, na prática o caminhão tem mais fôlego para arrancar em rampas em primeira marcha. Bem como o motor pode trabalhar em menor rotação na última, o que reduz o consumo de diesel e as emissões de poluentes.

Recomendações

Conforme Gallão, a Scania recomenda a escolha da cabine S para as versões do modelo com motor V8 com tração 6x2 e 6x4. Porém, para a 4x2 a marca sugere a cabine R. De acordo com ele, isso reflete na performance do caminhão, uma vez que contribui como a melhor distribuição de peso.


Para o V8, outro diferencial é a opção de suspensão a ar na dianteira. Assim, entrega conforto extra ao operador. E a possibilidade de o sistema eletrônico de gestão do modelo realizar leituras considerando o peso total do caminhão. Além disso, se o implemento também tiver suspensão a ar, o operador pode aferir o peso do conjunto completo.

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