MAN rebatiza motor e câmbio da Scania com o nome 'PowerLion'

Os novos MAN TGX começam a ser montados com trem de força Scania da plataforma S13 já presente nos norte-americanos International

Redação

25 de set, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Na MAN, motor e caixa Scania receberam o nome PowerLion
Na MAN, motor e caixa Scania receberam o nome PowerLion
Crédito:MAN/Divulgação
Na MAN, motor e caixa Scania receberam o nome PowerLion

A MAN Trucks anunciou a introdução de novos motores e caixa de câmbio da gama PowerLion. Apesar do nome, trata-se do mesmo trem de força da plataforma S13. Ou seja, com caixa e motor Super da Scania. Apesar de o primeiro modelo ter sido montado com os novos componentes em julho, a nova linha foi apresentada ao público durante o IAA Transportation, que terminou domingo passado em Hannover, na Alemanha.

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Trem de força do Scania Super

Seja como for, o sistema PowerLion consiste em um motor D30 de 13 litros e na transmissão automatizada TipMatic 14, de 14 velocidades. E chegam com variedade de opções de potência. Todavia, no evento de transporte a MAN apresentou o TGX 18.560. Ou seja, de 560 cv de potência e 285,7 mkgf de torque, o motor de maior potência.


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A oferta também inclui potências a partir de 380 cv e 214 nkgf. Porém, a referida transmissão foi incluída na versão TipMatic 14.33 oferecendo 14 velocidades e duas rés.

Mas há um diferencial nessa caixa. A depender da aplicação, o modelo pode receber até 8 marchas à ré. Todavia, as seis marchas adicionais podem ser ativadas remotamente, por meio do portal MAN Now. Além dessa caixa, o caminhão também conta com um retardador com torque máximo de 4.700 Nm.

Na MAN, motor e caixa Scania receberam o nome PowerLion
Novos MAN TGX chegam em outubro - MAN/Divulgação

O próprio fabricante admite que todos estes elementos se baseiam na plataforma comum do grupo Traton, ou seja, o grupo de caminhões do grupo Volkswagen. Assim, há a confirmação oficial de que a MAN passará a compartilhar o motor e as caixas de câmbio com os caminhões suecos Scania (apelidados de Super) e veículos americanos internacionais (apelidados de S13).

Em termos de desenho e acabamento de cabine, o MAN TGX PowerLion não difere dos antecessores. Assim, a novidade fica por conta do melhor isolamento acústico da carroceria. Assim como da nova oferta de freio a disco.

Conforme a MAN anunciou no IAA, as novidades, com o novo motor e a nova transmissão, estarão à venda a partir de outubro. Porém, apenas para o mercado europeu.


Seja como for, o Estradão questionou a Volkswagen Caminhões sobre quando os caminhões da marca começam a usar o trem de força S13. A VWCO respondeu apenas que a tecnologia chegará aos caminhões pesados da marca. Todavia, não disse quando. A projeção é até 2028.

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