Fenatran mostra o futuro da indústria dos implementos rodoviários

Redução de peso, eletrificação e desenvolvimento de componentes e produção mais enxuta por meio da IA são o futuro da indústria de implementos rodoviários

Andrea Ramos

14 de nov, 2024 · 11 minutos de leitura.

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O futuro da indústria de implementos rodoviários será a Inteligência Artificial
O futuro da indústria de implementos rodoviários será a Inteligência Artificial
Crédito:Andrea Ramos/Estradão

Na Fenatran, as empresas de implementos rodoviários mostraram muitas soluções de descarbonização e equipamentos cada vez mais leves e anticorrosivos. Todavia, para o futuro bem próximo, a indústria já fala sobre o uso da Inteligência Artificial para desenvolver soluções e uma produção mais assertiva e enxuta.

A Ibero Gorup, é uma empresa que fornece soluções para toda a indústria de reboques e semirreboques. Nesse sentido, não é exagero afirmar que toda a parte de baixo de boa parte dos implementos vendidos no País, como eixos e suspensões mecânicas ou pneumáticas, bem como acessórios. Em outras palavras, a empresa só não fornece componentes para a Guerra, Facchini e Guerra, já que estas produzem seus próprios componentes.

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Em razão dessa cobertura que a empresa tem no setor, o Estradão conversou com os representantes da empresa. Assim, entender quais as tendências que devem surgir no mercado de implementos rodoviários nos próximos anos.

CEO da Ibero Ronaldo Linero diz que componentes mais leves já são realidade. Nesse sentido, a empresa vem sendo demandada pelo desenvolvimento de suspensões mais leves. Em razão disso, a empresa já está avaliando o uso de aços mais amigáveis. Ou seja, além de mais leves, têm um processo de fabricação mais limpo.

Outra novidade que a Ibero começa a testar a partir de 2025 é o eixo elétrico, porém, alimentado pelo sistema Kers. A tecnologia elétrica dispensa o uso de baterias, pelo uso de capacitadores.


Segundo o diretor executivo da Ibero, Lino Biselli, além de o sistema Kers ser mais leve frente às baterias, é uma tecnologia mais acessível e conhecida. Afinal, já roda na Austrália há mais de 10 anos.

“No próximo ano já vamos ter protótipos rodando. E esperamos tão logo oferecer essa solução para o mercado. Porque essa demanda veio do setor florestal”, diz Biselli.

IA nos implementos rodoviários

Contudo, o próximo passo da Ibero é trazer a Inteligência Artificial para as operações do cliente. A fim de anteceder as necessidades do mercado e ajudar a indústria de implementos rodoviários a ter uma produção mais assertiva e enxuta.


“A IA consegue prever os impactos que o resultado de uma eleição pode causar em determinado País economicamente. Do mesmo modo, prevê os impactos globais de uma guerra. Dessa forma, ela também consegue, diante dos cenários globais, me informar como será o comportamento da indústria de implementos rodoviários”.

Ou seja, pela IA a Ibero vai levar à indústria informações precisas sobre, por exemplo, quantos implementos do tipo tanque o Brasil deverá consumir no ano. “Com isso, podemos ajudar a montar a estratégia da companhia para aquele ano. Porque já oferecemos componentes. Temos 80% do mercado. Mas posso oferecer mais ao meu cliente”, completa Linero.

Facchini mostra solução de descarbonização para frigoríficos

Redução de peso, eletrificação e desenvolvimento de componentes e produção mais enxuta por meio da IA são o futuro da indústria de implementos rodoviários
Andrea Ramos/Estradão

A Facchini apresentou o eixo elétrico exclusivo para aparelhos frigoríficos. A solução pode render 3 litros por hora de economia de diesel, já que o aparelho não é mais alimentado pelo motor do caminhão.

Seja como for, a novidade foi levada à feira implementada em um baú frigorífico de três eixos para atender 28 pallets. Podendo ser equipado com câmara frigorífica híbrida da Carrier ou da Thermo King.

Na Fenatran o conjunto, semirreboque, eixo elétrico e o aparelho frigorífico custam R$ 670 mil. Além disso, a solução pode ser implementada em outros tipos de composição como bitrenzão e quarto eixo.


Ibero leva eixo que facilita manobras e reduz manutenção

A Ibero apresentou na Fenatran, o eixo autodirecional com freio a disco para reboques e semirreboque. Ele reduz o raio de curvatura durante as manobras. Como resultado, reduz os danos à pavimentação. O eixo ajusta automaticamente as rodas de acordo com o movimento do veículo, o que facilita manobras em espaços restritos, garantindo maior segurança e precisão.

Além disso, a novidade conta com freio a disco, cuja vantagem é a maior durabilidade, bem como mais eficiência de frenagem. E, ao mesmo tempo, reduz ruídos e vibrações.

Ademais, as buchas autolubrificantes presentes no sistema aumentam a vida útil dos componentes, eliminando a necessidade de lubrificação. O que se traduz em redução de manutenção.


Librelato mostra seu rodotrem mais eficaz

O destaque da Librelato na feira é o rodotrem basculante da linha Evolut. Vale lembrar que o modelo se adequa aos diversos tipos de produtos. Como transporte de minério, brita, areia, carvão. Assim como calcário, solo, grãos, resíduos sólidos, entre outros produtos.                                   

Seja como for, entre os recursos tecnológicos está o sistema eletrônico de estabilidade (EBS). O uso do equipamento em implementos passa a ser obrigatório a partir de 2025. Além disso, o EBS conta ainda com inclinômetro integrado.

Redução de peso, eletrificação e desenvolvimento de componentes e produção mais enxuta por meio da IA são o futuro da indústria de implementos rodoviários
Andrea Ramos/Estradão

Trata-se de um sistema que calcula a angulação da caixa de carga antes de seu basculamento e impede o basculamento caso ela não esteja em posição segura para realização da operação. A solução evita tombamento.

Outros destaques do rodotrem é o sistema de amortecimento e travamento. Um item opcional que impede movimentações e vibrações da caixa de carga. O que evita trincas que ocorrem quando ela está sendo transportada sem carga. Essa solução oferecida pela Librelato substituiu as tradicionais adaptações de cintas e catracas instaladas no frontal pelos transportadores.

Para entregar mais facilidade durante a operação, a Librelato equipa o implemento com uma câmera de ré resistente a impacto e à água, com painel de visualização na cabine.  Com isso é possível obter mais facilidade nas manobras e maior facilidade do acoplamento entre o dolly e o vagão dianteiro, com visão noturna e ângulo de visão de 120 graus.


Além disso, o rodotrem tem outra opção do enlonamento arco fácil. Ou seja, o sistema recolhe a lona a partir da parte traseira do veículo em apenas 30 segundos. Assim, garantindo agilidade à operação de carga e descarga.

Randon

 Na Randon, a novidade é o bitrenzão tanque de 63 mil litros. Ou seja, 1 mil litros a mais em relação à geração anterior. Isso foi possível, segundo a empresa, graças ao novo desenho, em que foi retirada as colunas externas do tanque. Assim, melhorando, inclusive a aerodinâmica.

Além disso, para maximizar a segurança na operação, o modelo conta com tampa de inspeção parafusada em 24 pontos. Assim como reforços na vedação e sistema exclusivo de alívio de pressão. O que evita derramamento de carga, em caso de tombamento do veículo.


Redução de peso, eletrificação e desenvolvimento de componentes e produção mais enxuta por meio da IA são o futuro da indústria de implementos rodoviários
Andrea Ramos/Estradão

O bitrem tanque conta com EBS (Electronic Brake System) e o cliente pode habilitar o sistema de telemetria Randon Smart. Ferramenta que traz análises de desempenho do semirreboque, e ajuda no gerenciamento da frota pelo transportador.

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