BMC lança linha de caminhões e busca expansão na Europa

Turca BMC, que apresentou caminhões ao Salão de Hannover, em 2018, chega à Holanda e busca investidores para rede de concessionárias

Redação

26 de ago, 2021 · 4 minutos de leitura.

BMC nova marca de caminhões começa a vender na Europa" >
BMC nova marca de caminhões começa a vender na Europa
Crédito:BMC/Divulgação
BMC nova marca de caminhões começa a vender na Europa

A BMC, fabricante turca de caminhões, voltou a vender caminhões na Europa. Trata-se de um feito e tanto, em um mercado dominado por sete marcas principais. Ou seja: DAF, Iveco, MAN/Volkswagen, Mercedes-Benz, Renault, Scania e Volvo. Aliás, exceto pela francesa Renault, todas oferecem produtos também no Brasil.

Seja como for, a BMC, sigla de British Motor Corporation, não é exatamente uma novidade. Antes de tudo, é importante lembrar que a empresa tem origem na Inglaterra. Porém, é fruto de investimentos de empresários turcos que queriam produzir veículos das marcas Austin e Morris no país do leste europeu.

Você também vai gostar de


Agora, graças à BMC-Trucks Nederland BV, a marca voltou ao noticiário. Nesse sentido, o importador holandês está em busca de investidores interessados em ser concessionários da companhia turca.

BMC versus Ford

Curiosamente, a BMC e a Ford Otosan atuam no mercado de caminhões da Turquia. Porém, não são subsidiárias das respectivas empresas inglesa e norte-americana. Ou seja, elas pagam para poder utilizar essas marcas. Bem como tentam emplacar seus produtos em outros mercados europeus.

Seja como for, faria mais sentido investir na expansão da Ford. Embora a Ford Otosan não faça parte do grupo norte-americano, ela oferece veículos como a linha Ford Transit, por exemplo.

Além disso, no Salão Internacional de Hannover, na Alemanha, em 2018, apresentou o F-Max. Como resultado, o modelo ganhou o prêmio de Caminhão do Ano.

Projeto de expansão

Por sua vez, a BMC apresentou um caminhão na mesma edição do evento alemão. Porém, a Ford Otosan não avançou em seu projeto de expansão. Por outro lado, a BMC atraiu um importante parceiro. Como resultado, surgiu a BMC-Trucks Nederland BV.

Nesse sentido, o trem de força pesa a favor do caminhão da BMC. O conjunto inclui o motor FPT Cursor 11 de 460 cv de potência. Ou seja, o mesmo das linhas S-Way e Stralis, da Iveco.

Além disso, há opção fornecida pela Cummins. Bem como transmissão ZF Traxon, a mesma do DAF XF. Ao mesmo tempo, a fabricante oferece opções de tração de 4x2 a 8x4 e variações de cabine.

Da mesma forma, a BMC aposta nos preço menores que os dos concorrentes para conquistar clientes. Além disso, a empresa oferece caminhões com entrega imediata.

Continua depois do anúncio

Sobretudo no atual momento. Assim, pode atender clientes que têm urgência e não podem esperar pela produção de modelos das marcas tradicionais. Afinal, a maioria das fabricantes enfrenta problemas por causa da falta de componentes.