Premiação

Voto especialistas

Caminhão Campeão de Vendas Pesado

Volvo FH540

Inteligência e economia

O Volvo FH540 tem se mostrado como o pesado preferido do transportador de carga para longas distâncias rodoviárias. Seu desempenho de venda em 2019 não só faz dele o mais emplacado na categoria, como do mercado total de caminhões.
Os dados de licenciamentos da Fenabrave, a federação que representa os concessionários, no acumulado até setembro registraram 5.108 unidades entregues. Foi o único modelo até o nono mês a alcançar o patamar, volume que representou 13,3% das vendas de 38.215 pesados negociados ou ainda quase 7% dos emplacamentos totais, de 74.747 unidades.

O carro-chefe da Volvo é habitualmente aplicado no transporte de grãos em composições bitrem ou rodotrem com até 74 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC). A fabricante oferece o caminhão sob medida para as necessidades da operação, combinando especificações e componentes mais adequados, desde requinte no acabamento a altura do chassi, passando por diversas relações nos eixos e tecnologias de segurança como programa eletrônico de estabilidade.

O trem de força do Volvo FH540 traz motor de 13 litros que desenvolve 540 cv de 1.450 a 1.900 rpm e torque máximo de 2.600 Nm (265,1 kgfm) de 1.050 a 1.450 rpm. A transmissão é automatizada I-Shift de 12 velocidades com diferentes opções de softwares para variadas funções e capacidades de carga, incluindo funcionamento associado a sistema de geolocalização.

Mais recentemente, a linha F ganhou aprimoramentos no motor que a marca chamou de Aceleração Inteligente. Um novo software é capaz de considerar a topografia e o peso do veículo para determinar de maneira mais exata a injeção de combustível e, assim, identificar a real necessidade de torque e potência. De acordo com os testes realizados nos últimos dois anos, a tecnologia pode proporcionar redução no consumo de combustível em até 10%.

Voto popular

Melhor veículo da categoria de pesados

Volvo FH 540

Além de ser o atual caminhão mais vendido no Brasil, recentemente a linha F ganhou aprimoramentos no motor que a marca chamou de Aceleração Inteligente, um software capaz de considerar a topografia e o peso do veículo para determinar de maneira exata a quantidade de combustível e, assim, identificar a real necessidade de torque e potência. Nos testes a tecnologia pode contribuir com uma redução no consumo de combustível de até 10%.