Premiação

Voto especialistas

Caminhão Campeão de Vendas Leve

VW Delivery 9.170

Caminhão Campeão de Vendas Médio

Delivery 11.180

Caminhão Campeão de Vendas Semipesado

Constellation 24.280


Líderes incontáveis

A Volkswagen Caminhões e Ônibus é única marca do mercado de caminhões do País que aparece no topo das vendas com três modelos em distintas categorias. O leve Delivery 9.170, o médio Delivery 11.180 e o semipesado Constellation 24.280 gozam de ampla superioridade no volume de licenciamentos em relação aos rivais.

Pelo balanço do desempenho de venda de caminhões da Fenabrave, federação que representa o setor de distribuição de veículos, de janeiro a setembro, o Delivery 9.170 acumulou 2.325 unidades emplacadas, volume que permitiu a liderança do veículo dentre os leves com 28,3% de participação em mercado de 8.195 licenciamentos.

O irmão maior, o Delivery 11.180, se apresenta ainda mais vitorioso. O modelo encerrou os nove primeiros meses do ano com mais da metade das vendas de caminhões médios, 55,3% ao somar 3.357 emplacamentos. A liderança isolada abre vantagem de mais de 2,5 mil unidades em relação ao segundo colocado.



Ambos os modelos são destinados às operações de distribuição urbana de carga, como também para curtas distâncias rodoviárias. Os dois são equipados com motor de 3.8 litros dotado de tecnologia de pós-tratamento de gases SCR. No 9.170, o motor desenvolve 165 cv e torque de 600 Nm (61,2 kgfm), no 11.180, gera 175 cv e a mesmo tanto de torque. A transmissão é manual de 6 marchas, porém, recentemente ganharam opção de câmbio automatizado.

O Constellation 24.280 é outro da marca em posição confortável na concorrida faixa de semipesados. O modelo somou 2.733 licenciamentos até setembro, resultado que o faz líder com fatia de 15,2% nas vendas de 17.991 caminhões negociados na categoria durante o período.

Versátil, o veículo pode ser aplicado em operações rodoviárias de curtas, médias ou longa distância conforme a cabine escolhida: estendida, leito teto baixo ou alto. O modelo permite atender necessidades de até 23.000 kg de peso bruto total (PBT).



No trem de força traz motor MAN de 6 cilindros com 275 cv a 2.300 rpm e torque de 107 kgfm de 1.100 a 1.750 rpm. Para o modelo, a montadora adotou a tecnologia de recirculação de gases EGR, solução que dispensa o uso do Arla 32. A transmissão pode ser anual de 9 marchas ou com a nova automatizada V-Tronic de 10 velocidades.