A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) deu início aos testes operacionais do e-Volksbus 22L, seu novo modelo de ônibus elétrico voltado ao transporte urbano de passageiros. Conforme anunciado pela montadora, quatro unidades do veículo começaram a circular em São Paulo (SP), como parte da etapa final de avaliações junto a operadores da cidade.
- VEJA MAIS:
- Volvo inicia produção de ônibus elétrico biarticulado em Curitiba
- Correios iniciam testes com vans elétricas fabricadas no Brasil
- Há poucos caminhões a gás à venda, mas combustível é abundante
A fabricante iniciou essa fase com foco na validação do desempenho do modelo em situações reais e no aprimoramento do atendimento pós-vendas. A primeira unidade já está em operação na Transpass e as demais seguirão para outras empresas nos próximos dias, informou a montadora. Os modelos testados na capital paulistana usam a carroceria eMillennium, fornecida pela da Caio Induscar.
De acordo com Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da VWCO, a empresa oferece uma solução completa de transporte, que abrange desde a consultoria para instalação da infraestrutura de recarga até o suporte técnico contínuo. “Nosso e-Volksbus chega para estabelecer uma nova referência de atendimento no mercado”, afirmou.
Experiência com e-Delivery acelerou projeto do ônibus elétrico
Segundo a VWCO, o conhecimento acumulado durante a criação do caminhão elétrico e-Delivery agilizou o desenvolvimento do e-Volksbus 22L. Dessa forma, a engenharia da marca desenvolveu uma arquitetura modular exclusiva no novo ônibus, permitindo maior flexibilidade de adaptação às diferentes plataformas da linha Volkswagen.
Como parte dos testes em São Paulo, a VWCO mantém técnicos ao lado dos operadores para acompanhar o desempenho dos veículos e oferecer orientação sobre as rotinas de manutenção. Além disso, os profissionais das empresas recebem treinamento para realizar os serviços básicos diretamente nas garagens, com apoio contínuo da fabricante.
Rede já está preparada para dar suporte ao e-Volksbus 22L
Além do suporte técnico em campo, a rede de concessionárias da VWCO passa por adaptações para atender os novos veículos elétricos. A montadora já providencia, por exemplo, o estoque de peças e capacita seus parceiros para garantir a disponibilidade operacional do modelo.