VWCO e Eletra oficializam parceria para soluções elétricas

Companhias buscam alternativas viáveis, eficientes e competitivas na área da eletromobilidade

Volksbus e-Flex no IAA 2018 Crédito: Foto; Décio Costa

A Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Eletra, empresa brasileira de tecnologia de tração elétrica, assinaram memorando de entendimento para uma parceira no desenvolvimento conjunto de soluções na área da eletromobilidade para atender tanto ao segmento de transporte de carga quanto ao de passageiros.

A cooperação tem como objetivo testar produtos, estreitar parcerias comerciais e operacionais, além de desenvolver peças, componentes e sistemas especialmente adaptados a mercados como o do Brasil.

“A Eletra é uma empresa brasileira que utiliza largamente sistemas de tração elétrica em seus ônibus, bem como outros complementos que os integram”, diz em nota Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO. “Sua equipe é altamente especializada, e seu know-how é comprovado. Estamos muito satisfeitos com essa parceria.”

Embora a assinatura do documento oficialize a parceria, as empresas já experimentam projeto em conjunto. O e-Delivery, por exemplo, protótipo de caminhão leve elétrico apresentado na Fenatran 2017, foi resultado de cooperação entre as companhias, na qual também participaram a WEG e a Allison.

A Eletra integra um grupo de empresas com mais de 50 anos de experiência na gestão e operação de transporte público de passageiros. A empresa produz ônibus elétricos em versões trólebus, híbridos e elétricos puros, movido a bateria. Sua tecnologia está presente em mais de 400 veículos em circulação na Grande São Paulo e cidades como Rosário, na Argentina, e Welligton, na Nova Zelândia.

“Inovar está no DNA da Eletra e da Volkswagen Caminhões e Ônibus. O resultado dessa aproximação colocará o Brasil em destaque ainda maior no cenário mundial da eletromobilidade”, acredita Maria Beatriz Setti Braga, sócia-proprietária da Eletra.


Notícias relacionadas