A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) entregou, no fim de abril, o ônibus de número 30 mil ao programa Caminho da Escola. O lote mais recente incluiu oito veículos do modelo Volksbus 8.180 E ORE1, enviados para Canhotinho, município do agreste pernambucano.
- VEJA MAIS:
- Há poucos caminhões a gás à venda, mas combustível é abundante
- Conheça as 'Big Four', as maiores fabricantes de caminhões da China
- Fiorino elétrico por assinatura: startup aposta na conversão de furgões para frotas
O governo federal criou o Caminho da Escola em 2007 para renovar a frota de transporte escolar e ampliar o acesso de estudantes da educação básica, especialmente em áreas remotas. A VWCO participa desde o início e lidera o fornecimento de ônibus ao programa. De acordo com a montadora, seus ônibus escolares já transportaram mais de 40 milhões de crianças e adolescentes em todo o Brasil desde o lançamento da política pública.
Atualmente, os Volksbus circulam em mais de 5 mil municípios. A empresa também afirma que mantém rede de atendimento espalhada por todo o Brasil para dar suporte técnico à operação da frota.
“O programa Caminho da Escola nos permite vivenciar ao máximo nosso propósito de oferecer soluções de transporte sustentável a todos. É por isso que cuidamos sempre para oferecer o melhor ônibus escolar, com robustez e alta qualidade, rápida entrega e excelente atendimento por uma rede igualmente espalhada por todo o país, garantindo sempre as melhores condições para nossa população”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO.
Volksbus 8.180 E ORE1 atende áreas rurais
A VWCO lançou o Volksbus 8.180 E ORE1 em 2023, desenvolvido para atender às exigências de terrenos fora de estrada e às demandas do Caminho da Escola. Por isso, o veículo inclui suspensão elevada, bloqueio automático do diferencial traseiro, assistente de partida em rampa e ar-condicionado de fábrica.
Com motor de 180 cv de potência e 61,18 mkgf de torque, o micro-ônibus atende às normas de emissões vigentes. Além disso, a empresa também reformulou os chassis da linha a partir de 2019, incorporando mudanças exigidas por regulamentações ambientais e operacionais.
A categoria ORE1, em que o modelo se enquadra, contempla micro-ônibus para áreas rurais com menor capacidade de passageiros, mas maior exigência em robustez e tração. Esse tipo de veículo representa uma parte significativa das compras feitas por municípios em regiões com estradas precárias.