A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) concluiu recentemente a entrega de 30 chassis Volksbus 17.260 S para a Urubupungá, operadora de transporte urbano de Osasco, na Grande São Paulo. A aquisição faz parte do plano de renovação de frota da empresa do grupo NSO, que atende aproximadamente 600 mil passageiros por mês.
- VEJA MAIS:
- Com a chegada do diesel B15, caminhões mais antigos precisam de manutenção reforçada
- Van Toyota Hiace chega ao Brasil em agosto com motor da picape Hilux
- Stellantis recua do hidrogênio e ameaça projeto europeu de mobilidade limpa
De acordo com a VWCO, três dos chassis entregues possuem transmissão automática. Além disso, todos os veículos contam com suspensão pneumática integral e motor diesel com tecnologia Euro 6, que segue as normas mais recentes de controle de emissões estabelecidas pelo Proconve P8. A entrega foi intermediada pela concessionária Dibracam.
Segundo Jorge Carrer, diretor de Vendas de Ônibus da VWCO, antes de fechar o negócio, a Urubupungá buscou referências com outras empresas que já utilizam o modelo comprado pela empresa. “A resposta positiva do mercado nos levou à essa venda e, por isso mesmo, torna esse acordo tão emblemático para nós”, afirmou.
Conforme dados do fabricante, o Volksbus 17.260 S tem motor MAN de 260 cv de potência e 96,87 mkgf de torque. A ZF fornece duas opções de câmbio para o modelo: transmissão automática de oito velocidades ou manual de seis marchas. Ademais, os modelos adquiridos pela Urubupungá têm carrocerias da Caio Induscar.
A empresa de transporte coletivo não divulgou o prazo previsto para a entrada dos novos veículos em operação. Com a chegada dos novos ônibus urbanos, a Urubupungá renova parte da frota atual com modelos mais recentes que consomem menos combustível e tem menores índices de emissão poluente.