Notícias

Volvo lança os chassis 4x2 e biarticulado para ônibus elétricos na Latbus

O novo chassi de ônibus elétrico Volvo BZR atende o transporte com até 90 passageiros, e o BZRT, de 28 metros, leva até 250 passageiros

Andrea Ramos

06 de ago, 2024 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo Latbus
Volvo apresenta novos chassis para ônibus elétricos na Latbus 2024
Crédito:Andrea Ramos/Estradão

A Volvo Buses apresenta na Latbus 2024, a Feira Latinoamericana do Transporte, dois novos chassis de ônibus elétricos. Além disso, a fabricante sueca, por tradição, foca a segurança embarcada nos veículos de passageiros. Assim, mostra na feira todos os sistemas de segurança ativa aprimorados. Como novidade, parte desses recursos passa a ser série nos ônibus rodoviários 6x2 e 8x2.

Nesse sentido, uma das principais apostas da marca é o chassi BZR 4x2 elétrico. O modelo recebe carrocerias de até 13,5 metros e com capacidade para até 90 passageiros. Segundo a montadora, a autonomia é de 300 km.

VEJA TAMBÉM
Busscar lança ônibus Panorâmico DD na Latbus 2024
Ônibus e caminhões respondem por metade das mortes no trânsito
Ônibus elétricos serão destaque na Latbus 2024


Publicidade

Na parte mecânica, o chassi pode receber um ou dois motores de 272 cv de potência  e 43,3 mkgf de torque (200 kW) combinado ao câmbio I-Shift de duas velocidades. Assim como ocorre com o modelo BZL. Aliás, o BZR tem o mesmo quadro de chassi, freios e eixo. Assim como a capacidade de transporte da versão a diesel equivalente da marca. Mas é equipado com quatro a cinco baterias de íon lítio de 90kWh cada.

Na versão piso alto todos os componentes, inclusive as baterias, ficam abaixo do assoalho. Dessa forma, proporciona melhor aproveitamento para os passageiros. Além de permitir uma carroceria totalmente envidraçada. Nesse sentido, o modelo ainda traz a versatilidade da opção de portas no lado direito ou esquerdo, conforme a escolha do operador.

Volvo Latbus
Andrea Ramos/Estradão

Volvo BZRT

O BZRT, de 28 metros e capaz de levar até 250 passageiros, é outro modelo elétrico que estreia na Latbus 2024. O chassi conta com dois motores elétricos de 200 kW cada, totalizando 400kW. Ou seja, o equivalente a 540 cv de potência. Assim como o irmão menor, é equipado com uma caixa de câmbio automatizada de duas velocidades, baseada na transmissão Volvo I-Shift.

Mas, a depender da demanda de cada cidade, o BZRT pode ser equipado com 6 ou 8 baterias. O que garante capacidade e autonomia de até 250 km. O tempo de recarga total varia entre 2 e 4 horas, conforme o tipo e potência da estação de carregamento.

A bordo, o modelo traz um painel de instrumentos totalmente digital com mais de 90 funções. Ou seja, o mesmo do chassi rodoviário B510R. O condutor customiza diferentes modos de visualização, conforme as informações que desejar priorizar.


Segurança

A Volvo aproveita a Latbus para mostrar novidades no Sistema de Segurança Ativa (SSA) de seus ônibus. Por exemplo, o BZRT já utiliza alto grau de tecnologia e conectividade embarcada e pode ser habilitado com “Zonas de Segurança”. Esse sistema garante o controle automático de velocidade do ônibus à distância. O dispositivo funciona por meio do mapeamento, via GPS, de áreas mais propensas a acidentes. Ou de regiões perto de terminais, escolas e hospitais.

O veículo é dotado ainda de sensores de placas de trânsito, com indicação de avisos no painel. Eles identificam os sinais, detectam o limite de velocidade das vias e alertam o motorista para manter o ônibus na velocidade adequada. Assim, ajuda a evitar acidentes e multas. Ademais, o modelo conta com alerta de ponto cego, que avisa sobre a presença de pedestres, ciclistas, motociclistas ou qualquer obstáculo que possa resultar em colisão.

A Latbus 2024 começou nesta terça-feira (6) e vai até a próxima quinta-feira (8), no São Paulo Expo. O pavilhão de exposições fica localizado na zona Sul da capital paulista. O endereço é Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km, no bairro Vila Água Funda. Confira a programação completa e os horários dos seminários no site oficial da feira.


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião