Notícias

Volvo inicia programa de validação do ônibus biarticulado elétrico

O programa de validação de ônibus elétrico biarticulado da Volvo começou em Curitiba, mas veículo vai rodar em países da América Latina

Redação

31 de mai, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo inicia programa de validação do ônibus biarticulado elétrico
Volvo BRT
Crédito:Volvo/Divulgação
Volvo inicia programa de validação do ônibus biarticulado elétrico

A Volvo dará início ao programa de validação do seu ônibus elétrico biarticulado no País. A atividade que tem início em Curitiba (PR), também vai abranger outras cidades da América Latina como Bogotá, na Colômbia. E da América do Norte, como Cidade do México. Seja como for, os biarticulados elétricos são adequados para atender sistemas BRT (Bus Rapid Transit). No caso do chassi biarticulado Volvo, é o maior do portfólio de elétricos da marca no mundo.

LEIA MAIS
Abrati alerta sobre o perigo do transporte de ônibus clandestino
Viação Águia Branca tem programa rigoroso de segurança no trânsito
Volksbus 22.260 S estreia no mercado com 100 unidades vendidas

"Um BRT com estes veículos é capaz de transportar a mesma quantidade de passageiros do que um sistema de metrô. Mas com custos de implantação e operação infinitamente menores e também com zero emissões", diz o presidente da Volvo Buses América Latina, André Marques.


Publicidade

Volvo inicia programa de validação do ônibus biarticulado elétrico
Volvo/Divulgação
A Volvo vai validar o seu ônibus biarticulado em outras cidades da América Latina com BRT

No momento de seu lançamento comercial, o chassi será produzido no complexo industrial da Volvo em Curitiba e poderá ser exportado para diversos países onde há cidades com BRT.

Sobre o ônibus biarticulado da Volvo

Dessa forma, o biarticulado elétrico mantém as tradicionais características de seu antecessor a diesel. Ou seja, utiliza o mesmo quadro de chassi, eixos e suspensão.


Todavia, vem agora com o trem de força elétrico do Grupo Volvo, o mesmo utilizado nos caminhões, ônibus e equipamentos de construção da marca. No ônibus biarticulado o motor fica na parte central, entre o primeiro e o segundo eixos, tracionando.

Isso também garante a melhor distribuição de carga por eixo e viabiliza carrocerias com salão completamente livre para os passageiros, uma vez que design garantiu que todos os componentes elétricos e mecânicos fossem instalados abaixo do piso.

O modelo tem 28 metros de comprimento. Assim, pode transportar até 250 passageiros. Além disso, está equipado com dois motores elétricos de 200 kW cada, totalizando 400 kW. O que garante potência equivalente a 540 cv. O ônibus conta com uma caixa de câmbio automatizada de duas velocidades, baseada na Volvo I-Shift.


O veículo pode ser equipado com até oito baterias, com 720 kWh de capacidade total. Assim, garantindo autonomia de até 250 km. O tempo de recarga total varia entre 2 e 4 horas, dependendo do tipo e potência da estação de carregamento. Além disso, o ônibus poderá ter a opção de carregador no teto da carroceria para recargas rápidas em terminais BRT, ao longo da jornada diária.  

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião