A Volvo entregou neste mês à operadora Santa Brígida 20 ônibus elétricos de piso baixo modelo BZRLE para operações em São Paulo (SP). Os veículos vão operar na região Noroeste da capital paulista, área onde a empresa concentra suas atividades.
- VEJA MAIS:
- Implementos pesados têm alta de vendas em julho, mas ano acumula queda
- Hiace chega ao Brasil para colocar Toyota na disputa pelo mercado de vans
- Guerra planeja instalar fábrica de implementos rodoviários na Argentina
Atualmente, a Santa Brígida opera uma frota de 656 ônibus, dos quais 489 (ou 74% do total) têm chassis Volvo. O BZRLE é o primeiro modelo elétrico da marca sueca incorporado pela empresa, que também conta com o Mercedes-Benz eO500U movido a bateria.
De acordo com o Volvo, o chassi BZRLE pode receber quatro ou cinco pacotes de baterias de íons-lítio de 90 kWh cada, garantindo autonomia de até 300 quilômetros. Além disso, o modelo pode ter um ou dois motores elétricos de 200 kW, que juntos somam 400 kW, o equivalente a 540 cv de potência. A Santa Brígida recebeu os modelos equipados com a carroceria eMillennium da Caio.
Conforme dados do fabricante, as baterias do ônibus podem ser carregadas por meio de tomadas CC2 de até 250 kW, em cerca de uma hora.
Segundo Fernando Marques, diretor da Santa Brígida, a experiência da empresa com a Volvo foi determinante para a aquisição dos novos ônibus elétricos. “Conhecemos muito bem o pós-venda, a disponibilidade de peças, fatores importantíssimos para nós. Então, este relacionamento é crucial na nossa decisão."