Mercado

Volvo do Brasil vai produzir e exportar ônibus elétricos

Com o início a produção de chassi de ônibus elétricos no Paraná. a Volvo pretende ampliar sua presença em países da América Latina

Andrea Ramos

20 de fev, 2025 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo do Brasil vai ser a base de produção e exportação de ônibus elétrico
Volvo BZRT
Crédito:Fotos: Volvo
Volvo do Brasil vai ser a base de produção e exportação de ônibus elétrico

No segmento de ônibus, o Brasil foi o maior mercado da Volvo em 2024. Assim, o País ganhou ainda mais importância para a marca também região da América Latina. Como resultado, a empresa vai iniciar, ainda em 2025, a produção do chassi elétrico BZRT em sua fábrica do Paraná.

Ou seja, a fábrica de Curitiba passa a ser a base global de produção de ônibus da Volvo para exportações. De acordo com a empresa, o chassi BZRT vai ser feito nas versões articulada e biarticulada. Aliás, essa será a elétrica com maior comprimento do mercado. Segundo a Volvo, são 28 metros de comprimento e até 250 passageiros de capacidade.

Graças à fábrica paranaense, para a Volvo, o Brasil tem importante presença na América Latina. Prova disso é que 50% dos ônibus feitos pela empresa no País foram exportados para países vizinhos. Assim, a planta do Paraná é estratégica para a companhia oferecer sua gama de ônibus elétricos na região.


Publicidade

Vendas de ônibus da Volvo no Brasil

Segundo a empresa, em 2024 suas vendas de ônibus na região somaram 709 unidades. Como resultado, a unidade paranaense conquistou a liderança de entregas da empresa no mundo.

Volvo do Brasil vai ser a base de produção e exportação de ônibus elétrico
Presidente da Volvo Buses Latam, André Marques comemora os bons resultados; Fotos: Volvo

Presidente da Volvo Buses Latin America, André Marques explica que o bom resultado se deve sobretudo ao segmento de veículos urbanos. Nesse sentido, apenas para Brasília a empresa vendeu 90 unidades do ônibus Volvo B320R. Do mesmo modo, Curitiba renovou e ampliou a frota com 95 B320R.


Conforme Marques, é a primeira vez que a companhia entrega ônibus para o sistema de transporte público da capital brasileira. Além disso, a marca fez outras importantes entregas de modelos rodoviários. “O destaque é o crescimento na busca pelas versões 8x2, com crescimento de 40% nos emplacamentos. Isso tem relação com a segurança desses ônibus”, diz o executivo.

Desempenho na América Latina

No ano passado, a Volvo entregou 1.429 ônibus na América Latina. Além do Brasil, maior mercado da empresa na região, Chile e Peru se destacaram. Conforma a empresa, foram enviadas 238 e 162 unidades, respectivamente, para esses países em 2024.  

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião