A Volvo Buses traz novidades para a sua linha de ônibus com a atualização dos sistemas de segurança ativa. A novidade, Sistema de Segurança Ativa (SSA) é um reforço à visão "Zero Acidentes" da marca. E está em linha com os sistemas presentes na Europa.
Conforme o presidente da Volvo Buses, André Marques, a detecção do sistema é muito mais dinâmica. Sendo capaz de detectar objetos ou animais menores. Além disso, os veículos ganharam novos sensores laterais, o que permite a detecção de pontos cegos.
Atuando de forma integrada, o SSA é um pacote de tecnologias que fornece e gerencia informações vitais sobre o trânsito e o entorno do ônibus para evitar colisões. A grande maioria dos recursos é de série nos veículos rodoviários 6x2 e 8x2.
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Recursos que compõem o SSA da Volvo
Dessa forma, contemplam as novidades o alerta de ponto cego frontal. O sistema rastreia a área à frente do ônibus, buscando a presença de pedestres e outros objetos. Em caso de detecção, o motorista é notificado no painel. Assim, pode reduzir o risco de acidentes em terminais, pontos de parada e cruzamentos. O sistema é também um auxílio extra em ambientes de trânsito movimentados.
Há ainda o assistente de sinalização de trânsito. O componente reconhece e exibe uma série de sinais de trânsito no painel do veículo. A tecnologia utiliza câmera de vídeo e processamento de imagens em tempo real. Assim, quando um limite de velocidade é alterado, um alerta sonoro é emitido. O recurso ajuda a evitar riscos relacionados ao excesso de velocidade. Portanto, ajuda a reduzir a possibilidade de multas.
Além disso, o detector de fadiga monitora a posição do veículo dentro da faixa e emite alerta quando detecta perda de foco. Dessa forma, conta com dois níveis de atuação. Ou seja, um sinal sonoro discreto e a mensagem no painel “Foco na condução”. Assim como um sinal emergencial, que adiciona um alerta sonoro aumentado.
Para isso, a tecnologia usa uma câmera e o processamento de imagens para estabelecer o padrão de condução dentro da faixa. O que previne situações perigosas causadas por distração, sonolência e fadiga do motorista.
Outras funções de segurança
O alerta de ponto cego lateral detecta usuários da estrada nas laterais do ônibus como ciclistas e pedestres. E alerta o motorista sobre possíveis usuários de ambos os lados. O dispositivo identifica objetos quando o veículo está em movimento e quando está parado.
Por meio de um LED que se acende na coluna do ônibus o motorista é alertado. E quando a colisão é iminente, a luz pisca e um sinal sonoro é emitido.
“Além do alerta, o sistema eventualmente pode fazer a frenagem. Porém, de modo seguro”, diz Marques.
Todavia, o monitoramento de pressão de pneus alerta o motorista se a pressão de um pneu ficar abaixo dos níveis seguros. Do mesmo modo, o sistema emite um aviso visual no painel de instrumentos. E o condutor recebe uma apresentação gráfica, com as leituras mais recentes.
Conforme o presidente da Volvo Buses, a tecnologia evita comportamentos inesperados e incorretos na estrada. Além de melhorar a dirigibilidade e a eficiência energética do ônibus.
Dessa forma, outros itens que já existiam na gama e foram mantidos, com o objetivo de aumentar a segurança são o alerta de colisão com frenagem de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa e piloto automático adaptativo. Assim como programa eletrônico de estabilidade (ESP) e freios eletrônicos EBS5.
Outra novidade é o chamado heads-up display. Ou seja, a faixa vermelha de luzes de Led que projeta alerta no para-brisa quando há risco de impacto com outro veículo. Assim como o assento vibratório que como o nome sugere aciona uma vibração no banco do motorista para alertá-lo de risco de impacto com outro veículo. Neste caso, o item é montado pelos encarroçadores.
Presentes nos chassis Volvo 6x2 e 8x2
Além do aprimoramento do Sistema de Segurança Ativa, sistema de frenagem e emergência e alerta de saída de faixa estão presentes de série nos chassis Volvo 6x2 e 8x2. Além da caixa I-Shift de 7ª geração com a nova opção overdrive. Em determinadas aplicações essa marcha mais longa pode reduzir o consumo de combustível em até 5%.
Além disso, os modelos trazem o freio motor Volvo, o VEB de 510cv de potência total. Para determinadas aplicações substitui totalmente a necessidade do Retarder. Nesse sentido, o componente entra como um opcional, que junto com o freio motor, gera poder de frenagem de até 900 cv.
Há ainda de série o sensor crepuscular, que comanda o acendimento dos faróis automaticamente em condições de baixa luminosidade. E o sensor de chuva, que aciona os limpadores de para-brisa de forma automática.
“São soluções que contribuem muito com a segurança. Mas também há componentes que colaboram com a redução do consumo de diesel. E ambos estão em linha para garantir a produtividade da operação do nosso cliente”, diz Marques.