Volksbus tem a maior oferta de ônibus para o Caminho da Escola

A fabricante fornece três categorias de veículos para atender a estados e municípios

Volksbus-caminho-da-escola-1 Crédito: Foto: VWCO

A Volkswagen Caminhões e Ônibus é a maior parceira do programa Caminho da Escola desde que ele foi criado, em 2017. A fabricante já entregou mais de 16.000 ônibus escolares, beneficiando 3,5 milhões de alunos em 5.000 municípios brasileiros. E a presença da marca no projeto aumentará ainda mais.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus venceu licitação para fornecimento de 3.400 modelos, dos 6.000 disponíveis – a maior oferta da atual fase do programa. A empresa foi contemplada para fazer entregas em três categorias de veículos, o que amplia as possiblidades no projeto de educação do gestor público das cidades.

Dessa vez, serão ofertados veículos de 8 e 15 toneladas em categorias micro-ônibus e mídi. São 3.200 unidades do ORE1 e do ORE3 (Ônibus Rural Escolar), com capacidades para 29 e 59 alunos, respectivamente, e 200 unidades do Onurea (Ônibus Urbano Escolar Acessível) Piso Alto, para levar 30 estudantes. As opções permitem adequar o transporte para a rede de ensino público de acordo com o perfil das viagens, ao considerar número de paradas e quantidade de passageiros.

Baseado no chassi 8.160 ODR, o ORE1 é um micro-ônibus com carroceria da Neobus TH Way. Já o ORE3, classificado como um midiônibus, tem o chassi 15.190 ODR encarroçado pela Marcopolo com o modelo Sênior Escolar. Ambos trazem o dispositivo de poltrona móvel (DPM), para atender à acessibilidade de pessoas com limitação de movimentos.

O Onurea Piso Alto, indicado para operações urbanas, tem concepção sobre o chassi 8.160 OD. Vem com a mesma carroceria TH Way da Neobus, mas é equipado com sistema de ar-condicionado e aquecimento, além do DPM.

Desenvolvimento específico

A grande participação da Volkswagen Caminhões e Ônibus no Caminho da Escola deve-se a um portfólio norteado especialmente no atendimento ao programa. Os modelos foram definidos com base em estudos de campo, em parceria com o operador do programa, o Fundo Nacional de Desenvolvido da Educação (FNDE), universidades, centros de pesquisa e o Inmetro.

Os veículos aliam robustez e baixo custo operacional para o transporte escolar. Prontos para vencer os trajetos difíceis da zona rural, eles têm suspensão elevada e reforçada, ângulos de entrada e saída maiores, balanço dianteiro mais curto e pneus de uso misto. São equipados também com poltronas estofadas e de fácil limpeza e mecanismo de antiesmagamento nas portas.

“O progresso do país passa pelo acesso mais amplo à educação, e nos dedicamos com empenho para que os Volksbus do Caminho da Escola contribuam para isso”, destaca Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus. “Há mais de uma década, contamos com um time de engenheiros e especialistas de diversas áreas para escutar, criar e desenvolver as demandas do programa.”

Governos e prefeituras têm prazo até 20 de abril de 2019 para as compras de ônibus do Caminho da Escola, com entregas que se encerram em agosto. O programa do governo federal é operado pelo FNDE, ligado ao Ministério da Educação, com o objetivo de renovar, padronizar e ampliar a frota de veículos escolares da redes municipal, do Distrito Federal e estadual de educação básica pública.

Os gestores públicos podem adquirir os ônibus por repasse de verba ou mesmo com recursos próprios. Nesse caso, é preciso adesão ao Sistema de Gerenciamento de Adesão a Registro de Preços (Sigarp) pelo site www.fnde.gov.br/sigarpweb.


Notícias relacionadas