Notícias

Volksbus lança chassi com motor traseiro e plano de consórcio

Volksbus apresenta dois chassis diesel, um com motor traseiro e outro para operar com grande volume de passageiros

Andrea Ramos

07 de ago, 2024 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

VW ônibus Latbus
VWCO mostra novos chassis de ônibus elétricos na Latbus 2024
Crédito:Andrea Ramos/Estradão

A Volksbus anunciou dois lançamentos na Latbus, a Feira Latinoamericana do Transporte, em São Paulo. A marca apresentou o Volksbus 18.320 SH, para as aplicações urbanas, bem como fretamento e rodoviária. E chega com motor traseiro.

Nesse sentido, trata-se de um MAN D08, que desenvolve potência de 315 cv a 2.200 rpm e torque máximo de 122,4 mkgf entre 1.200 rpm a 1.700 rpm. Esse motor conta com tecnologia SCR no sistema de emissões, que cumpre o nível de emissões Proconve P8.

VEJA TAMBÉM

Allison leva ônibus escolar Volare com câmbio automático à Latbus
Irizar lança na Latbus ônibus I6S Efficient até 13% mais econômico
Ônibus elétricos serão destaque na Latbus 2024


Publicidade

Com peso bruto total (PBT) de 18 t, o novo 18.320 SH traz ainda suspensão pneumática completa (Full Air). Esta é composta por 6 bolsas pneumáticas de encaixe simples. O motor é combinado à caixa automática de 8 marchas da ZF.

A bordo, o Volksbus 18.320 SH traz novo painel de instrumentos analógico com display central de 3,5” com mais de 70 funções. Assim, possibilita ao motorista personalizar e deixar os indicadores de sua preferência. O modelo ainda conta com volante multifuncional, permitindo acesso inclusive ao rádio com bluetooth.

O chassi ainda chega com sistemas de segurança ativa. Como controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampa, ABS e EBS. Assim como Door Brake, sistema de abertura das portas somente com o veículo parado.


Volksbus para grandes volumes de passageiros

Outra novidade é o Volksbus 22.260. Ou seja, modelo que a marca está chamando de superônibus VW. Uma vez que o veículo tem potencial para operar em rotas de grande volume de passageiros.

Todavia, a fabricante já havia apresentado o modelo no primeiro semestre. Mas começa a negociar o modelo aos grandes frotistas que vão passar pela Latbus nesta semana.

Seja como for, o modelo que já foi foco de reportagem do Estradão, conta com motor MAN D08, de 260 cv a 2.200 rpm de potência e 97 mkgf de 1.000 a 1.800 rpm de torque. Do mesmo modo, com sistema SCR para atender às demandas do P8. O motor trabalha com transmissão manual de 6 velocidades. Graças ao posicionamento do terceiro eixo na dianteira, o chassi traz a capacidade de carga de 22 t.


Na Latbus, o chassi e-Volksbus, modelo elétrico da marca, também é apresentado aos visitantes. Vale lembrar que o veículo foi lançado no ano passado. Porém, ainda não havia sido exposto.

Seja como for, o modelo tem 18 t de PBT e capacidade para transportar mais de 80 passageiros.  Pode receber pacotes de 8 a 13 baterias. Assim, terá autonomia de até 350 km.

Consórcio Volksbus

Em outra frente, passa a existir a oportunidade de consórcio para os clientes que desejem adquirir novos veículos a diesel da marca. “O Consórcio Maggi VWCO agora entra no segmento de transporte de passageiros para ser o primeiro do mercado dedicado a ônibus”, diz o vice-presidente de vendas e marketing da VWCO, Ricardo Alouche.


Dessa forma, o primeiro grupo já foi aberto. E conta com 400 cotas, das quais mais de 50 empresas já são participantes.

“O diferencial é a taxa de administração, a menor do mercado entre as empresas de consórcio. Trata-se de uma nova modalidade real. E que se tornará cada vez mais atraente para as empresas que se programarem”, destaca Alouche.

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião