Notícias

Volare produz 80 mil micro-ônibus em 26 anos de história

Divisão da Marcopolo, Volare surgiu como um modelo de micro-ônibus em 1998; unidade de número 80 mil é um Fly 9 Executivo

Thiago Vinholes

18 de dez, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Volare, Fly 9
Micro-ônibus Volare número 80.000 é um Fly 9
Crédito:Volare/Divulgação

A Volare alcançou o marco de 80 mil micro-ônibus produzidos. A operadora de transportes ANV Turismo, de Caxias do Sul (RS), adquiriu o modelo comemorativo, um Fly 9. A marca é uma divisão da Marcopolo e atua no mercado desde 2001, embora a origem de seus produtos remonte a 1998.

“Alcançar a expressiva marca de 80 mil unidades produzidas e comercializadas é um feito especial para a Volare", diz o gerente-comercial da empresa, Sidnei Vargas. "Ao longo da trajetória de 26 anos, sempre nos destacamos pelo pioneirismo, inovação, amplo portfólio de modelos e o desenvolvimento de veículos sob medida para as necessidades e características do transporte de passageiros.”

O novo Fly 9 da ANV Turismo é da versão Executiva, com capacidade para 32 passageiros sentados. Além disso, o micro-ônibus tem dispositivo de acessibilidade DPM e sistema de ar-condicionado no teto, bem como poltronas revestidas de couro sintético. Todos os assentos têm porta-copos, porta-pacotes e tomadas USB. De acordo com a Volare, a AVN usará o modelo em operações de fretamento e turismo.


Publicidade

Volare, Fly 9
Funcionários da fabrica de Caxias do Sul, celebram produção da unidade número 80 mil; Fotos: Volare

Marcopolo Volare

A Volare surgiu como um produto da Marcopolo, o micro-ônibus Marcopolo Volare, lançado em 1998, para disputar vendas no segmento de "Lotações". Naquela época, vans, como a sul-coreana Kia Besta, entre outras nacionais e importadas, dominavam o setor de transporte.

Esses modelos disputavam passageiros nos pontos de embarque com os ônibus de linha. Em contrapartida, o produto da Marcopolo oferecia uma alternativa mais estruturada de transporte coletivo. A nova opção garantia agilidade na operação por preços próximos aos das vans. Além disso, se destacava pelo maior nível de conforto e segurança.


Volare. Marcopolo Volare
Lançado em 1998, Marcopolo Volare surgiu para disputar vendas com vans de transporte de passageiros

Não por acaso, uma das versões do Marcopolo Volare recebeu o nome de "Lotação". O micro-ônibus utilizava chassi da Agrale, motor a diesel da MWM e oferecia assentos para 21 passageiros. Outra opção era o "Executivo", para 16 passageiros. Em 2001, com mais de 6.000 micro-ônibus vendidos no Brasil, a Marcopolo transformou o produto em uma nova marca.

Atualmente, a Volare oferece uma linha de micro-ônibus com seis opções, para aplicações no transporte coletivo, executivo e escolar. Os modelos da marca contam com variadas possibilidades de configurações, incluindo tração 4x4, e diferentes capacidades de passageiros.


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião