Notícias

Volare mostra primeiro micro-ônibus híbrido a etanol do Brasil

Micro-ônibus híbrido Volare Attack 9 HVE tem motor 1.0 de três cilindros a etanol que atua como gerador de energia para o motor eletricidade

Thiago Vinholes

06 de ago, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Volare, micro-ônibus híbrido
Volare Attack 9 HVE é o primeiro micro-ônibus híbrido projetado no Brasil
Crédito:Andrea Ramos/Estradão

A Volare apresentou nesta terça-feira (6), na Latbus 2024, em São Paulo, o novo micro-ônibus híbrido a etanol Attack 9 HVE. A divisão do grupo Marcopolo desenvolveu o modelo baseado no Attack 9 em parceria com a Horse e a WEG. No entanto, a empresa só lançará o veículo em 2026.

O Attack 9 HVE será o primeiro micro-ônibus com sistema híbrido feito no Brasil. A fabricante equipou o modelo com um motor Horse 1.0 de três cilindros a etanol. Este atua como gerador e produz a energia que recarrega as baterias do sistema motriz elétrico da WEG. Além disso, a Volare informa que o motor térmico opera por apenas 1/3 do tempo da operação e na faixa ideal de rotação, a cerca de 3.000 rpm.

Assim, o micro-ônibus híbrido gera baixos níveis de ruído, vibração e "aspereza", segundo a fabricante de Caxias do Sul (RS). Além disso, o veículo exige menos manutenção, sobretudo no conjunto de freio, pois conta com sistema regenerativo que também atua na recarga das baterias, juntamente com o motor 1.0 a etanol. A transmissão inclui câmbio automatizado de quatro velocidades.


Publicidade

Micro-ônibus híbrido a etanol neutraliza emissões

Conforme anunciado pela Volare, o Attack 9 HVE tem pacote com três baterias que, em conjunto, entregam até 100 kWh. A autonomia pode chegar a 500 km, de acordo com a fabricante. O modelo exposto na Latbus tem configuração para levar 30 passageiros.

Segundo a fabricante, o micro-ônibus híbrido a etanol permite às transportadoras obterem créditos de carbono. Afinal, o sistema neutraliza o ciclo de emissões de CO₂, também conforme a empresa.

"Isso demonstra a estratégia da marca com foco na inovação, sustentabilidade, descarbonização e mobilidade eficiente”, diz Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais mercado interno e marketing da Volare. O preço do veículo não foi revelado pela empresa.


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião