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Vitória (ES) testa micro-ônibus Volare movido a GNV e biometano no transporte urbano

Micro-ônibus Fly GV é o primeiro veículo da Volare equipado com motor a GNV e biometano; modelo será testado em Vitória por 30 dias

Redação

29 de jun, 2025 · 4 minutos de leitura.

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Volare, Fly 1- GV,
O Fly 10 GV é o primeiro micro-ônibus da Volare com motor a gás
Crédito:Volare/Divulgação

A cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, iniciou recentemente os testes com o micro-ônibus Fly 10 GV, modelo da Volare movido a GNV (gás natural veicular) e biometano. A ação faz parte de um programa de demonstrações da fabricante brasileira e será realizada ao longo de 30 dias em duas linhas do sistema de transporte coletivo do município.

De acordo com a Volare, o teste permitirá que operadores do sistema conheçam de perto as vantagens da motorização a gás. Ainda conforme o fabricante, os principais diferenciais do modelo são o menor custo por quilômetro rodado, operação com níveis mais baixos de ruído e redução de emissões de poluentes, sobretudo com o uso de biometano.

“O lançamento do Volare Fly 10 GV faz parte do compromisso da empresa com a descarbonização e uma mobilidade mais sustentável. Demonstra também os investimentos robustos que vem fazendo com o objetivo de oferecer ao mercado modelos com tecnologias que promovam eficiência na operação”, afirma Sidnei Vargas, gerente executivo comercial da Volare.

Modelo alia inovação e sustentabilidade

Apresentado recentemente durante a Modal Expo, em Serra (ES), o Fly 10 GV foi desenvolvido pela Volare e parceiros ao longo dos últimos quatro anos. O projeto teve como objetivo a criação de uma plataforma específica para operação com GNV e biometano, o que inclui o powertrain e componentes adaptados. A FPT Industrial fornece o motor a gás do veículo.

Segundo a fabricante, o veículo pode operar com GNV e biometano em qualquer proporção. O veículo possui três cilindros que armazenam até 360 litros do gás. Dessa forma, o micro-ônibus tem autonomia de até 450 quilômetros.


O Fly 10 GV enviado para testes em Vitória ainda incorpora sistemas eletrônicos de segurança. Entre eles estão o controle de tração e estabilidade, além de um sistema que impede o movimento do veículo com as portas abertas.

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