O ônibus Mercedes-Benz O500U é um dos rodoviários mais vendido desde a sua chegada nos mercados vizinhos da América Latina, em 2023. Países como Chile e Peru são os que mais buscam o modelo. E isso tem uma explicação.
O ônibus entrega um dos motores mais fortes para atender as altitudes extremas desses países. Além disso, é oferecido com itens de segurança, o ABA 5, de série. A tecnologia engloba sistema de frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, assistente de ponto cego, monitoramento de pressão dos pneus. Assim como controle inteligente de farol alto, e piloto automático adaptativo.
Além disso, a cabine ainda pode ser equipada com freio auxiliar Intarder, ECAS (suspensão pneumática eletrônica), ESP e até freios a disco, preferência nos mercados andinos.
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Experiência a bordo

A convite da Mercedes-Benz, viajamos no modelo encarroçado com o Irizar i6S. Ou seja, destinada às operações rodoviárias de médias distâncias. Conta com 50 poltronas com saída USB em cada banco, saídas de ar de teto, banheiro a bordo e um espaço considerável de bagageiro a bordo, além do externo.
A viagem, que partiu de Santiago (Chile) ao município de Coya, uma cidade localizada na área da Cordilheira dos Andes, contou com aproximadamente 15 passageiros a bordo. Assim, somando um trecho de 250 km percorridos entre a ida e a volta a Santiago.
O modelo conta com 480 cv de potência e capacidade de carga de 24 t de PBT. Assim, o Mercedes-Benz o O500U entrega desempenho superior nas altitudes extremas da Cordilheira dos Andes, onde estradas irregulares, temperaturas negativas e sal grosso nas pistas fazem parte da rotina.
Como nossa experiência ocorreu no verão Chinelo, o dia era quente. Com temperaturas variando entre 15 graus no período da manhã e 25 graus na parte da tarde.
O que o Mercedes-Benz O500U entrega
O motor que equipa o chassi é o OM 460 LA, de seis cilindros em linha e 12,9 litros. Ele incorpora um turbocompressor com pressão de 2,4 bar e sistema de injeção de diesel recalibrado para 2.200 bar. Assim, garante respostas mais rápidas e melhor eficiência.

Para os mercados andinos, o propulsor entrega 480 cv de potência e 235 mkgf de torque disponíveis já a 1.100 rpm. Para se ter uma ideia, no Brasil, onde as operações não exigem tanta força, a Mercedes-Benz disponibiliza versões a partir de 360 cv a 450 cv e 224 mkgf de torque.
Os modelos são oferecidos nas versões O500 RS 1945 4x2 e O500 RSD 2448 6x2 (avaliado nessa reportagem), bem como o O500 RSDD 8x2. Todas associadas à transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas. O conjunto conta com tecnologias como EcoMode, que privilegia o consumo eficiente, EcoRoll, que aproveita a inércia do veículo em declives e PowerMode, que realiza trocas de marcha em rotações mais altas para garantir agilidade em subidas e ultrapassagens. Além disso, o Holder, assistente de partida em rampas, completa a lista de equipamentos.
O eixo traseiro Mercedes-Benz foi reforçado para operar em condições severas. No caso de altas altitudes e temperaturas extremas, típicas dos Andes.
A bordo do Mercedes-Benz O 500 U: força, tecnologia e suavidade nas alturas chilenas
Em viagem pelas encostas da Cordilheira dos Andes, o Mercedes-Benz O 500 U mostra desempenho impressionante em altitude. Segundo o engenheiro responsável pelo desenvolvimento do produto da Mercedes-Benz, Geizo Drago, o trem de força foi ajustado para entregar torque pleno em rotações mais baixas.
“O motor trabalha em torno de 1.100 rpm com essa configuração de transmissão e diferencial alongado. O que garante maiores velocidades com rotações menores”, explica.
E de fato, ao longo da viagem o modelo não ultrapassou essa rotação, mesmo em subidas. Além disso, a Mercedes-Benz adaptou o conjunto para atender tanto aplicações em altas montanhas quanto em operações rodoviárias. Nesse sentido, para essa aplicação de rodovia, o ônibus conta com relação de 3,83:1, que busca velocidade sem perder a eficiência em termos de consumo.
Desempenho consistente nas encostas andinas

Durante o percurso, o ônibus mostrou comportamento exemplar ao enfrentar as longas subidas que cortam a Cordilheira. O motorista Roberto Caldeiron, que atua há 18 anos no transporte de passageiros, destacou a suavidade da transmissão automatizada.
“A gente aprende a confiar na máquina. Ela responde com precisão e mantém o ritmo mesmo nas subidas mais fortes”, conta.
Além disso, o condutor ressaltou que o freio motor e os sistemas de segurança eletrônicos são grandes aliados em trechos de descida. “Já precisei aplicar recursos de segurança e o ônibus respondeu na hora. O sistema eletrônico trabalha junto com o freio e dá muita confiança na direção”, completa.
Nas viagens que podem durar até quatro horas e alcançar altitudes de 5 mil metros, o desempenho do conjunto impressiona, segundo Caldeiron. O torque constante evita trocas de marcha excessivas. E o sistema de transmissão ZF Traxon automatizado contribui para o baixo consumo de combustível.
Viagem entre países e desafios de altitude
Projetado para operar em condições severas, o O500U pilotado por Caldeiron também realiza rotas internacionais, como viagens entre o Chile e a Argentina, cruzando passos de montanha com inclinações acentuadas e ar rarefeito. Mesmo nessas condições, segundo o motorista, o motor mantém desempenho estável. E o sistema de injeção eletrônica compensa a perda natural de potência causada pela altitude.
Além disso, o conforto interno chama atenção. A cabine oferece boa ergonomia, e a estabilidade do chassi assegura suavidade em curvas e retas longas. “A gente faz trajetos longos e o ônibus mantém a mesma força, sem vibração e sem fadiga”, avalia o motorista.
O futuro é promissor para o Mercedes-Benz O500 Euro 6
Por causa dos atributos que o ônibus entrega, a Mercedes-Benz deu um passo estratégico para consolidar sua liderança em mercados severos da América Latina. E embarcou as primeiras 100 unidades do novo chassi rodoviário O500 “el más potente” para o Chile. Todas já vendidas.
Como novidade, o modelo chega com tecnologia Euro 6, que estreia no país a partir de janeiro. Dessa forma, o lote marca o início da fase comercial da versão mais robusta já produzida no Brasil para clientes andinos. Com foco em turismo rodoviário e fretamento.
Exportação em alta
Graças à rapidez com que foi adotado por operadores de Chile, Peru e Guatemala, o O500 já soma cerca de 1.900 unidades exportadas desde o seu lançamento em 2023. Sendo 860 só em 2025.
Esse desempenho ajudou a Mercedes-Benz do Brasil a crescer 50% nas exportações de ônibus entre janeiro e setembro de 2025. Assim, consolidando a fábrica de São Bernardo do Campo como o maior polo exportador da Daimler Buses na América Latina.
“Hoje, o O500 faz parte da frota de clientes em mais de 10 países da região, de Singapura ao Uruguai”, explica o gerente de vendas de exportações de ônibus da Mercedes-Benz, Augusto França. “O reconhecimento veio do mercado, que respeita um produto capaz de operar sob as condições mais extremas do continente”.