De janeiro a março de 2025, a venda de ônibus no Brasil cresceu 28% na comparação com os números do primeiro trimestre de 2024. Trata-se de um ótimo resultado, sobretudo ante a queda de 27,9% das vendas no acumulado dos três primeiros meses do ano passado. Em outras palavras, foram emplacadas 6.796 unidades no primeiro trimestre de 2025 e 5.317 no mesmo período de 2024.
Além disso, houve avanço em março ante o mesmo mês do ano passado. Ou seja, foram emplacados, respectivamente, 2.230 e 2.046 ônibus. Como resultado, a alta foi de 9%. Os dados são da Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias do País.
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Segundo os dados da Fenabrave, o setor está em recuperação. Sobretudo graças às vendas feitas ao governo federal, por meio do Programa Caminho da Escola. Além disso, a capital paulista vem fazendo importantes investimentos na compra de ônibus elétricos.
Marcas que se destacam

Dessa forma, a BYD mantém um importante ritmo de crescimento no Brasil. Em 2024, a marca foi a líder da venda de ônibus elétricos. E, no acumulado dos três primeiros meses de 2025, subiu três posições no ranking ao emplacar 76 unidades. Ou seja, atualmente ocupa a sétima posição entre as dez mais.
Seja como for, a Mercedes-Benz mantém o posto de marca de ônibus mais vendida no País. Em outras palavras, somou 3.339 emplacamentos de janeiro a março deste ano. Dessa forma, sua participação nas vendas totais é de 49%.
Porém, na comparação com os resultados dos três primeiros meses de 2024, a fabricante perdeu participação de mercado. Naquele período, as vendas da marca representaram 60% do mercado total de ônibus novos. As demais marcas registraram alta nas vendas.
As 10 marcas de ônibus mais vendidas no Brasil em março e no acumulado de 2025
- Mercedes-Benz: 3.339 (49,13%)
- Volksbus: 478 (21,62%)
- Marcopolo: 806 (11,86%)
- Iveco: 715 (10,52%)
- Volvo: 154 (2,27%)
- Scania: 121 (1,78%)
- BYD: 76 (1,12%)
- Agrale: 46 (0,68%)
- Induscar: 44 (0,65%)
- Higer: 10 (0,15%)
Fonte: Fenabrave