Notícias

Micro-ônibus elétrico para transporte público é testado em Valinhos

Município testa micro-ônibus elétrico da chinesa Ankai em linhas urbanas para avaliar viabilidade operacional

Thiago Vinholes

31 de jul, 2025 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Valinhos, micro-ônibus elétrico, Ankai,
Micro-ônibus Ankai OE-6 te motor elétrico de 272 cv de potência
Crédito:Prefeitura de Valinhos/Divulgação

A cidade de Valinhos, no interior de São Paulo, deu início à operação experimental de um micro-ônibus elétrico no transporte coletivo urbano. O modelo, da fabricante chinesa Ankai, começou a circular em julho em duas linhas criadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana do município. Conforme informações da pasta, o objetivo é monitorar, em condições reais, a viabilidade técnica e econômica do veículo.

O teste tem duração inicial de 30 dias, com possibilidade de prorrogação. Nesse período, o micro-ônibus vai ser operado pela SOU Valinhos, concessionária responsável pelo transporte coletivo na cidade. Dessa forma, a população poderá utilizar normalmente o novo veículo nas linhas de teste usando o mesmo cartão do sistema convencional.

As duas rotas criadas para a avaliação do modelo são a linha 500 Shopping Valinhos, com 7,25 km de extensão, e a linha 500 CLT, com 8,75 km. De acordo com a Prefeitura de Valinhos, aos domingos, o veículo também será integrado a linhas regulares, em operação suplementar, para ampliar a análise de desempenho em diferentes trajetos e condições de tráfego.

Micro-ônibus elétrico tem alcance de até 310 quilômetros

O veículo utilizado nos testes é o Ankai OE-6 Micro, um micro-ônibus elétrico de 8,75 metros de comprimento projetado para operações urbanas e áreas aeroportuárias. Além disso, o fabricante oferece o veículo em opções de configuração com piso alto ou baixo, que facilita o acesso dos passageiros. O veículo pode embarcar até 32 ocupantes, sendo 10 sentados.

Valinhos, micro-ônibus elétrico, Ankai,
O micro-ônibus da Ankai tem 8,75 metros de comprimento - Ankai/Divulgação

O motor elétrico, fornecido pela Dana, entrega 272 cv de potência e torque máximo de 255,1 mkgf. A bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP), da CATL, está disponível em três versões, com capacidades de 141, 157 e 163 kWh. A depender da configuração, o OE-6 pode alcançar até 310 quilômetros de autonomia com uma única carga. O tempo de recarga rápida (em carregadores DC, de 20% a 100%) varia entre 50 minutos e 1h10, conforme dados do fabricante.

O OE-6 Micro possui recursos como assistência de permanência em faixa, freios assistidos, rampa e assento para pessoas com deficiência, além de sistema de alto-falante que permite a comunicação do motorista com passageiros e pedestres do lado de fora do veículo.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião