Redação

28/09/2020 - 4 minutos de leitura.

Ônibus elétrico da BYD na Unicamp é objeto de estudo

Ônibus elétrico da BYD que transporta estudantes, professores e outros passageiros na Unicamp é parte de projeto de pesquisa financiado pela CPFL Energia

ônibus elétrico
Crédito: Divulgação/BYD

Um ônibus elétrico da BYD começou a circular dentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. A novidade está operando a mesma dos circulares com motor a combustão que fazem o transporte de alunos, professores e demais colaboradores do campus.

O novo ônibus elétrico é parte de um projeto de pesquisa e desenvolvimento da universidade. O estudo é financiado pela CPFL Energia por meio do programa de pesquisa e de desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O projeto inclui um eletroposto para carregamento das baterias. O ponto será no estacionamento da biblioteca central. O objetivo é avaliar os benefícios desse tipo de veículo e o funcionamento do posto de recarga. Será possível comparar os impactos ambientais em relação ao de ônibus a diesel.

Haverá um sistema de monitoramento para acompanhar o funcionamento do ônibus elétrico. Será possível checar, em tempo real, dados como localização, velocidade e eletricidade disponível, entre outros. Essas informações darão subsídios para um sistema eficiente de gestão de frota, além do monitoramento do trânsito e poluição, além do estado de vias públicas.

O projeto, que recebeu investimentos de R$ 3,4 milhões, vai contribuir com a formação de alunos de graduação, mestres e doutores da Unicamp. Serão aplicados mais R$ 6 milhões e a previsão é de que a iniciativa será concluída em outubro de 2021. Após o fim do estudo, o ônibus elétrico continuará em circulação na universidade.

Ônibus elétrico avança nas cidades brasileiras

Diretor da divisão de ônibus da BYD, Marcello Von Schneider diz que a iniciativa da Unicamp contribui para a popularização de frotas eletrificadas no Brasil. “Quanto mais dados e informações científicas forem apuradas em uma pesquisa desse porte, maior será a contribuição.”

Cidades como São Paulo, Campinas e Brasília já iniciaram o processo de eletrificação das frotas de ônibus. Recentemente, a BYD do Brasil venceu uma licitação para fornecer todos os ônibus do primeiro corredor de ônibus elétrico do País. O sistema está sendo montado em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

 

Notícias relacionadas