Redação

31/05/2021 - 4 minutos de leitura.

Turis Silva começa a rodar com ônibus a gás

Primeiro ônibus a gás da Scania com carroceria Marcopolo começa a a fazer o transporte de funcionários da Gerdau

Turis Silva começa a rodar com ônibus a gás Crédito: Scania/Divulgação

A Turis Silva anunciou nesta segunda-feira (31) o início das operações com o primeiro ônibus movido a gás o País. Nesse sentido, o veículo que pode rodar com natural veicular (GNV) ou biometano fará o transporte de funcionários da Gerdau. Saindo de Porto Alegre até Charqueadas (RS), uma rota de 190 km por dia entre ida e volta.

Com foco no uso de combustíveis limpos, a empresa gaúcha inicia operação com o ônibus, fruto de uma parceria entre Scania e Marcopolo. Fabricantes do chassi e da carroceria, respectivamente. Dessa forma, o objetivo da empresa é introduzir nas suas operações veículos movidos a combustíveis alternativos ao diesel. Assim, colaborar para a redução da emissão de poluentes.

"No ano passado, já havíamos testado o primeiro veículo 100% elétrico para fretamento. Agora, damos mais um importante passo para termos produtos cada vez mais verdes, antecipando o futuro", diz o fundador e proprietário da Turis Silva Transportes, Jaime Silva.

Continua depois do anúncio

O empresário explica que os testes com o ônibus elétricos ocorreram no final do ano passado com a BYD. No entanto, o valor do veículo elétrico é ainda alto se comparar com a versão a gás. Mas ele não descarta a possibilidade de adquirir também veículos elétricos, desde que o cliente pague o valor desse serviço.

Chassi e carroceria do ônibus a gás

O ônibus a gás eleito tem chassi K 320 configurado 4×2. O modelo tem motor traseiro com potência de 320 cv. De ciclo Otto, pode rodar com 100% de gás, biometano ou mistura de ambos. Dessa forma, atende à norma de emissões de poluentes Proconve 8 (equivalente ao Euro 6).


Para a operação o modelo conta com oito cilindros de gás na lateral dianteira do chassi. Garantindo autonomia de 300 km. Mas a Scania vai avaliar as necessidades dos clientes de acordo com a operação.

Ademais, o ônibus movido a GNV e/ou biometano recebeu modificações no projeto da carroceria para instalação dos cilindros de gás entre as longarinas do chassi (abaixo do assoalho) ou sobre o teto.

A carroceria eleita da Marcopolo Paradiso G7 1050 tem capacidade para transportar 44 passageiros, em poltronas semileito. E conta com itens Marcopolo BioSafe, plataforma criada pela encarroçadora com foco na biossegurança dos passageiros. Entre as soluções embarcadas estão o sistema UV-C para desinfecção do sanitário e sistema de ar-condicionado. Cortinas com material antimicrobiano e dispenser de álcool em gel na entrada da escada de acesso estão presentes no veículo.


No quesito conforto, os passageiros tem acesso à internet, TV digital a bordo, poltronas semileito, sistema de monitoramento por câmeras, tomadas USB individuais, sistema de ar-condicionado e monitores no salão de passageiros.

Notícias relacionadas

Notícias

Comil apresenta linha 2025 do Campione HD Invictus

Notícias

Dono da JAC Motors traz ao Brasil nova marca de ônibus elétrico

Notícias

Ônibus elétrico Higer Fencer F6ev pode vir ao Brasil

Notícias

Ônibus elétricos BYD, Eletra, Marcopolo e Volvo serão entregues a Curitiba