A transmissão ZF Traxon equipa ônibus no Brasil de forma inédita. Ou seja, o País é o primeiro do mundo a utilizar o sistema em veículos de transporte de passageiros. Conforme a empresa, o fato de a caixa ter 12 velocidades garante menor consumo de diesel. O sistema passou por testes de mais de 1,5 milhão de quilômetros, conforme a empresa.
Da mesma forma, a fabricante informa que Traxon é bastante versátil, graças às várias possibilidades de calibração. Assim, o ajuste da caixa automatizada pode ser feito conforme o veículo. Dessa forma, pode atender o cliente final da montadora de forma quase personalizada.
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Segundo o vice-presidente de soluções para veículos comerciais e tecnologia da ZF América do Sul, Silvio Furtado, a caixa se destaca sobretudo pela redução do consumo. Ele afirma que um dos produtos que vêm fazendo muito sucesso é o utilizado nos ônibus da Mercedes-Benz. "A caixa Traxon é uma tendência nos ônibus”, diz.
ZF Traxon pode equipar ônibus na Europa
Atualmente, a transmissão automatizada ZF Traxon é oferecida nos chassis Mercedes-Benz O500 RS 1938 4x2 e O500 RSD 2438 e 2445 com tração 6x2. Assim como no O500 RSDD 2745 8x2. Conforme a empresa, o sistema pode atuar em conjunto com o Retarder. Ou seja, o freio auxiliar da ZF.
Como resultado, além de garantir maior eficiência nas frenagens, o dispositivo contribui para reduzir componentes dos sistemas de freio e embreagem. Furtado diz que a ZF Traxon poderá também equipar ônibus europeus.
Vale lembrar que essa transmissão, lançada em 2014, foi desenvolvida para caminhões. Porém, só chegou ao Brasil em 2020, nos caminhões DAF XF. Obviamente, para ser utilizada em ônibus a caixa recebeu uma calibração específica.
Engenharia brasileira
Além disso, o sistema pode atuar em conjunto com o navegador GPS do veículo. Como resultado, o ônibus pode "escolher" a marcha mais indicada conforme o tipo de topografia. Segundo Furtado, todos os ajustes feitos na transmissão ficaram a cargo do time de engenharia da empresa no Brasil.