Redação

02/04/2021 - 4 minutos de leitura.

Toyota testa ambulância movida a célula de hidrogênio

A ambulância que entrará em testes pela Toyota no Japão é inédita por ser a única movida a célula de hidrogênio

Toyota célula de combustível Crédito: Toyota/Divulgação

A Toyota e o Hospital Kumamoto da Cruz Vermelha japonesa iniciaram testes de demonstração com a primeira clínica móvel movida a célula de combustível. Ou seja, trata-se da primeira ambulância movida a eletricidade daquele país. Com o diferencial de utilizar célula de hidrogênio para gerar energia.

Os testes começam em junho deste ano. Período que se inicia o verão no Japão. Contudo, a Toyota quer confirmar, por meio dos testes, a eficácia do veículo nessa operação de resgate.

De acordo com o hospital, a clínica móvel, uma espécie de ambulância, além de ser utilizada nas operações de resgate no dia a dia, opera em situações de desastres naturais. Estes aumentaram nos últimos anos naquele país. Nesse sentido, a tecnologia do veículo contribui para a redução das emissões de CO2. Bem como para ajudar a prevenir o aquecimento global.

Continua depois do anúncio

LEIA TAMBÉM: VWCO vai exportar caminhões Constellation com caixa V-Tronic Traxon

Ambulância se baseia na plataforma do ônibus Toyota

A Toyota trabalha com o Hospital Kumamoto da Cruz Vermelha japonesa desde 2020. E desenvolveu a clínica móvel FCEV, como é chamada, com base no seu minibus Coaster. Porém, com energia originada pelo sistema de célula de combustível. Este, também desenvolvido pela Toyota.


De acordo com a montadora, o veículo oferece o mesmo desempenho como a de um veículo a combustão. Ou seja, 182 cv de potência. A engenharia da Toyota ainda afirma que chama a atenção o baixo nível de ruído e de vibração.

A ambulância conta com várias tomadas espalhadas dentro e fora da cabine. Todas elas capazes de fornecer eletricidade para uma variedade de aparelhos. Muito demandado em carros de resgate. Ademais, o veículo combina ar condicionado com sistema de exaustão e filtro HEPA. São filtros capazes de eliminar cerca de 99% das partículas no ar. Dessa forma, reduz o controle de infecção dos profissionais de saúde durante a tarefa.

O Hospital Kumamoto da Cruz Vermelha japonesa e a Toyota acreditam que a clínica móvel FCEV tem potencial para uma ampla gama de aplicações no campo da saúde. Além do transporte de pacientes. Podendo ainda rodar por áreas menos populosas.


Notícias relacionadas

Notícias

Comil apresenta linha 2025 do Campione HD Invictus

Notícias

Dono da JAC Motors traz ao Brasil nova marca de ônibus elétrico

Notícias

Ônibus elétrico Higer Fencer F6ev pode vir ao Brasil

Notícias

Ônibus elétricos BYD, Eletra, Marcopolo e Volvo serão entregues a Curitiba