A Scania apresentou neste mês sua nova plataforma de propulsão para ônibus, disponível em versões a diesel e híbrida plug-in. Segundo o fabricante, os chassis já estão preparados para atender à legislação Euro 7 de emissões poluentes, que entrará em vigor na Europa para veículos pesados a partir de 2031.
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A versão a diesel, chamada Scania Super, combina um motor de 13 litros com a transmissão Opticruise. De acordo com a Scania, o conjunto proporciona até 8% de economia de combustível em relação à geração anterior. Além disso, a empresa informou que projetou o modelo para rodar até 2 milhões de quilômetros.
Híbrido plug-in para zonas de zero emissão
O fabricante anunciou que desenvolveu a nova plataforma híbrida plug-in (PHEV) para atender operações em zonas de emissão zero, mas sem comprometer a autonomia total do veículo. Para isso, o conjunto motriz combina um motor elétrico integrado a caixa de câmbio powershift de seis velocidades, permitindo quatro modos de operação: elétrico, híbrido, sustentação de carga e carregamento forçado.

Conforme dados da Scania, o chassi PHEV oferece autonomia elétrica de até 80 quilômetros. O modelo também possui a tecnologia Scania Zone, baseada em geofencing, que estabelece "cercas" virtuais em mapas digitais e identifica automaticamente quando o veículo entra ou sai de áreas específicas. Com isso, o sistema alterna automaticamente entre os modos elétrico e híbrido em zonas pré-definidas. Dessa forma, a montadora aponta que os operadores podem reduzir em até 40% o consumo de combustível e as emissões em rotas mistas.
“Com esses novos trens de força, seremos capazes de fornecer aos operadores de ônibus de longa distância soluções incrivelmente competitivas, independentemente de suas especificações, necessidades ou quais desafios específicos eles enfrentam, atendendo às suas necessidades comerciais atuais e futuras”, disse Carl-Johan Lööf, chefe de Gestão de Produtos para Soluções de Transporte de Pessoas da Scania.