A Scania lançou um novo chassi elétrico de três eixos com entrada baixa e ampliou seu portfólio de ônibus a bateria. A marca sueca desenvolveu o modelo 6x2 com base na plataforma BEV de 2023 para atender a operações urbanas, suburbanas e intermunicipais de curta distância.
- VEJA MAIS:
- Volvo CE revela o primeiro caminhão articulado elétrico do mundo
- Foton volta a produzir caminhões no Brasil após seis anos
- Há poucos caminhões a gás à venda, mas combustível é abundante
A novidade combina um novo conjunto motriz elétrico, opções de carregamento mais rápidas e um eixo traseiro otimizado. De acordo com a Scania, a solução entrega eficiência energética, confiabilidade e desempenho mesmo em condições desafiadoras, como rampas íngremes e trajetos com alta ocupação.
Por exemplo, o eixo direcional de apoio, posicionado atrás do semieixo, melhora a distribuição de peso e reduz o desgaste dos pneus, destaca a Scania. Além disso, a empresa aponta que as novas engrenagens com relações de transmissão mais rápidas contribuem para o aumento da eficiência e da durabilidade do veículo.
Ainda de acordo com a Scania, o projeto do chassi facilita o trabalho de encarroçadores e operadores, com os componentes organizados de forma a simplificar a manutenção e reduzir os custos operacionais.
Carl-Johan Lööf, chefe de gestão de produtos da Scania, afirmou que o modelo de três eixos é um passo importante da marca na expansão das operações elétricas. “À medida que o impulso rumo à eletrificação cresce, os ônibus construídos nesta plataforma se tornarão competitivos em todo o mundo e ajudarão a expandir as operações elétricas para novos tipos de aplicações”, declarou.